Promessa é de que em setembro deste ano o fruto esteja disponível para comércio
A produção de lote com 6 mil mudas de pequi sem espinho já está em andamento, de acordo com a Agência Goiânia de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). A promessa é de que em setembro deste ano o fruto esteja disponível para comércio.
Com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Cerrados, a pesquisa apresentou seis novas variedades, que três tiveram como característica principal a ausência do espinho, favorecendo o processo de extração da poupa do pequi.
Segundo o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, a comercialização de ambas as formas do fruto serão ofertadas ao preço de R$ 50, pois não há diferença no cultivo das duas variedades.
“A cultura do pequi não requer grandes extensões de área para que o produtor tenha um retorno financeiro adequado. Então, ela tem um potencial positivo em agregar na renda do produtor rural”, destaca o presidente.
Uma das iguarias mais populares da culinária goiana, atualmente, o pequi possui uma camada espinhosa em volta da parte comestível do fruto, o que pode causar diversos ferimentos nos lábios e língua na sua ingestão.
Os produtores que tiverem interesse em adquirir essas novas variedades podem se cadastrar no site da Emater através do link https://www.emater.go.gov.br/wp/aquisicao_mudas_de_pequi/