Missão da Nasa fez cliques interessantes da formação delicada, originada de minerais precipitados de água
Explorando Marte há quase uma década, a missão Curiosity da Nasa sempre surpreende com cliques interessantes do planeta vermelho.
O mais recente conjunto de fotos foi divulgado na sexta-feira (25/2) pela agência espacial norte-americana. São imagens de uma estrutura semelhante a uma pequena “flor”.
Aglomerados cristalizados
A equipe do rover relatou que a formação delicada se formou por meio de minerais precipitados de água, e é chamada de aglomerado de cristais diagenéticos.
Diagenética significa a recombinação ou rearranjo de minerais. Essas características consistem em aglomerados tridimensionais cristalizados.
Vice-diretora da missão Curiosity, a cientista da Nasa Abigail Fraeman postou as fotos e informações desta descoberta curiosa.
(1/3) Your Friday moment of zen: A beautiful new microscopic image from @MarsCuriosity shows teeny, tiny delicate structures that formed by mineral precipitating from water.
— Abigail Fraeman (@abbyfrae) February 26, 2022
(Penny approximately for scale added me)https://t.co/cs7t11BWAj pic.twitter.com/AU20LjY5pQ
A “flor” foi batizada de “Blackthorn Salt” (algo como Sal de Espinheiro Negro, em tradução livre).
Estruturas curiosas em Marte
Abigail também mostrou imagens de estruturas semelhantes, captadas em outras incursões do Curiosity, mas que eram formadas por sulfatos, sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico.
Eles usaram o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do rover para capturar essas imagens de enquadramento fechado.
Um estudante de engenharia aeroespacial, identificado como Simeon Schmauß, publicou no Twitter uma imagem em 3D da estrutura.
@MarsCuriosity imaged a funky looking mineral formation the other day. This is a 3D model created from 6 images taken by the MAHLI instrument.
— Simeon Schmauß (@stim3on) February 25, 2022
Credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS
View it in 3D on @Sketchfab https://t.co/9cW7qyoE4B https://t.co/OHMtexHdJT pic.twitter.com/LBg1hPA4Ei