O estado de Goiás se destacou negativamente no estudo, com mais de 74,7 mil tentativas de golpes, liderando o ranking regional em número absoluto de fraudes
A região Centro-Oeste do Brasil registrou, ao longo de 2024, 1,2% de tentativas de fraudes em compras online, de acordo com o Mapa da Fraude, estudo anual produzido pela ClearSale, referência nacional em inteligência de dados e prevenção a fraudes. O levantamento considerou o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 e se baseou em mais de 14,1 milhões de pedidos feitos por meios digitais na região.
O estado de Goiás se destacou negativamente no estudo, com mais de 74,7 mil tentativas de golpes, liderando o ranking regional em número absoluto de fraudes. O percentual goiano de tentativas foi de 1,5%, acima da média regional (1,2%) e da média nacional. Goiás também registrou um volume expressivo de prejuízo potencial, com R$ 92,6 milhões em tentativas de fraudes, e um ticket médio de R$ 1.241 por transação fraudulenta.
Apesar de Goiás ter liderado em número de tentativas, o estado de Mato Grosso apresentou o maior ticket médio de fraude na região: R$ 1.471 por pedido suspeito, valor 14% acima da média brasileira. No total, o estado somou 19,6 mil tentativas de fraude, com um volume financeiro de R$ 28,8 milhões. Já o Distrito Federal, com 5,1 milhões de pedidos, registrou 59 mil tentativas de golpe (1,2%), e Mato Grosso do Sul apresentou 16,4 mil tentativas (0,9%) em um total de 1,9 milhão de pedidos.
EstadoPedidosTentativas de Fraude% Qtd. Tentativas de FraudeValor de tentativasTicket Médio das TentativasDistrito Federal5,1 milhões59 mil1,2%R$ 64,9 milhõesR$ 1099Goiás4,9 milhões74,7 mil1,5%R$ 92,6 milhõesR$ 1241Mato Grosso2,1 milhões19,6 mil0,9%R$ 28,8 milhõesR$ 1471Mato Grosso do Sul1,9 milhão16,4 mil0,9%R$ 20,7 milhõesR$ 1265
O meio de pagamento preferido dos golpistas foi o cartão de crédito, que concentrou 13,5 milhões de pedidos na região e apresentou também o mesmo índice de tentativa de fraudes da média regional (1,2%). No entanto, em termos percentuais, os vales (incluindo cartão presente, vale-troca e vale-alimentação) foram os mais visados, com 1,3% de tentativas de fraude em relação ao número total de pedidos via essa modalidade.
O maior ticket médio, por outro lado, foi registrado nas tentativas de fraude via financiamento, chegando a R$ 2.297 por pedido fraudulento, evidenciando o interesse dos criminosos em bens de alto valor agregado.
O levantamento também revela os setores mais visados pelas tentativas de fraude no comércio eletrônico. A categoria de eletrodomésticos lidera com folga, registrando 2,8% de tentativas de golpes entre os pedidos realizados. Em seguida, aparecem calçados (1,5%) e produtos de beleza (1,3%).
Segundo a ClearSale, o Mapa da Fraude considerou os cinco métodos de pagamento mais utilizados no e-commerce brasileiro: cartão de crédito, vale, débito em conta, financiamento e carteira digital (wallet). São classificadas como tentativas de fraude todas as transações suspeitas ou confirmadas como fraudulentas, com base em análises de comportamento e inteligência artificial aplicadas em tempo real durante os processos de compra.