Era um dia de forte chuva em Worcester, na Inglaterra, e cinco mil pessoas aguardavam numa fila, onde ficaram por horas, para saber quem teria a combinação ideal de células-tronco compatíveis com um garotinho que está lutando contra o câncer.
Com apenas 5 anos, Oscar Saxelby-Lee tem leucemia linfoblástica aguda, um tipo raro e agressivo de câncer do sangue e da medula óssea que afeta os glóbulos brancos.
A equipe médica responsável por Oscar disse à família que ele teria apenas três meses para encontrar um doador que fosse compatível o suficiente para o transplante e consequente cura do câncer.
Os pais do garoto, Olivia Saxelby e Jamie Lee, lançaram então uma campanha chamada “Hand in Hand for Oscar” (de mão em mão pelo Oscar) para encontrarem um doador. A intenção do manifesto era convencer o máximo de pessoas a se inscreverem no registro de doadores de células-tronco.
Deu resultado: mesmo com uma forte chuva, 4.855 pessoas fizeram fila do lado de fora da escola de Oscar para realizarem a inscrição.
A organização sem fins lucrativos que mantém a unidade afirmou que o recorde anterior para um evento do tipo havia sido de 2.200 pessoas. Assim, a campanha de Oscar mais do que dobrou esse número.
“Não há palavras para expressar nossos sinceros agradecimentos e amor pelas milhares de pessoas incríveis que apareceram na Escola Primária de Pitmaston neste fim de semana”, escreveu a Escola Primária de Pitmaston no Twitter.
“Nós registramos 4.855 doadores de células-tronco. Os voluntários foram incríveis.”
Fonte: Razões pra Acreditar!