Democratização da internet. Um levantamento feito no Brasil descobriu que, de 2015 a 2022, o público maior de 65 anos cresceu 5.000% no Instagram, 886% no Youtube e 707% no WhatsApp.
Só pra ter ideia, para cada novo usuário de 12 a 19 anos, foram 21 idosos no Instagram, 9 no Youtube e 8 no WhatsApp.
A relevância: Durante muito tempo, essas pessoas não eram consideradas um nicho de mercado para o consumo das redes sociais. Logo, as estratégias dos aplicativos sempre foram voltadas para o público mais jovem.
Uma plataforma digital pode até procurar uma associação com determinada faixa etária, porém, o tempo tem mostrado que o público online tende a se reequilibrar, passando a refletir melhor a população em geral.
O movimento já vinha acontecendo, mas a necessidade de conexão na pandemia acelerou o processo. Hoje, com essa democratização virtual, as campanhas de marketing e segmentação passam a dar maior atenção aos mais velhos.
Bottom-line: Apesar de muitos vovôs terem smartphones, nem todos lidam bem com os aparelhos. Nos EUA, uma pesquisa revelou que 42% dos idosos afirmam que a tecnologia não foi projetada para todas as idades.