Mudanças ocorreram por desgastes, questões eleitorais ou reorganização interna
Em menos de uma semana, o governador Ronaldo Caiado (DEM) promoveu nove alterações no primeiro escalão da administração pública estadual. Algumas mudanças foram motivadas por questões eleitorais, outras por reorganização interna e há ainda auxiliares que caíram em função de denúncias.
Entenda como foram as mudanças do governo Caiado:Desgastes
Entenda como foram as mudanças do governo Caiado:
Desgastes
Em rota de colisão com um primo do governador Ronaldo Caiado, Jorge Caiado, o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, pediu afastamento do comando da pasta. No lugar dele, assume – por enquanto – o superintendente de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, delegado Alexandre Lourenço.
Em áudio que vazou na última quinta-feira (4), Jorge acusa Rodney de grampear o telefone dele e de pegar R$ 1 milhão que seria do Corpo de Bombeiros. Jorge também o ataca por querer “explodir o pessoal” dele que está no governo.
A Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar as denúncias feitas pelo primo do governador. A Segurança Pública diz que vai pedir ao Ministério Público e à Controladoria-Geral do Estado para acompanhar a investigação.
Carlinhos Cachoeira
Carlinhos Cachoeira
Após desgastes envolvendo a venda de áreas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) para a construção de um shopping, cuja cessão havia sido obtida pela empresa ETS, de Matheus Henrique Aprígio Ramos, filho do empresário Carlinhos Cachoeira, Marcos Cabral deixou o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego).
Cabral foi deslocado para o setor de articulação política do governo estadual. Ele será assessor Especial da Governadoria. O empresário Hugo Goldfeld assume o cargo dele.
Reorganização interna
Reorganização interna
Não se sabe por que, mas Adriano da Rocha Lima deixou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Ele assume o cargo de secretário-chefe geral da Governadoria a convite do governador Ronaldo Caiado (DEM), no lugar de Fábio Cidreira Cammarota, que deixou o governo. O novo titular da Sedi é Márcio César Pereira, que era subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Sofia Bezerro Coelho da Rocha Lima é a nova presidente da Agência Brasil Central (ABC). Ela substitui José Roberto Borges da Rocha Leão. Sofia é esposa do secretário-chefe geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima que é primo do governador.
Calendário eleitoral
Calendário eleitoral
Em respeito ao prazo para desincompatibilização previsto no calendário eleitoral, alguns nomes do governo estadual deixaram os cargos disputar eleições para prefeito.
Vanusa Valadares deixou a presidência da Ceasa. Ela será candidata a prefeita de Porangatu. O esposo dela, Eronildo Valadares assumiu o cargo. Na Agência Goiana de Habitação (Agehab), Eurípedes do Carmo disputará eleições em Bela Vista.
Paulo Vitor Avelar deixou a chefia de gabinete de Caiado. No lugar dele assumiu Alex Godinho, que ocupava o cargo de assessor especial. Paulo Vitor deve se candidatar a prefeito em Jaraguá.
Wilder Morais deixou o cargo de secretário de Indústria e Comércio e, no lugar dele, assumiu o Subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios, Adonídio Neto.
Samuel Straioto - Mais Goiás