João Gabriel Kotke, de Valparaíso, leva o ouro; Luziânia conquista duas pratas e Santo Antônio do Descoberto garante o bronze
O Entorno do Distrito Federal garantiu quatro medalhas no Desafio Aprendizes da Matemática, iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social. João Gabriel Kotke, do Vapt Vupt de Valparaíso de Goiás, conquistou o primeiro lugar geral e foi o único medalhista de ouro da região. Além dele, outros jovens do Entorno também se destacaram: Kaio da Silva Campos e Nathália Coelho Pedroso, de Luziânia, levaram prata, e Samara Ester Conceição Seixas, de Santo Antônio do Descoberto, ficou com o bronze.
Ao todo, 30 aprendizes foram premiados na cerimônia realizada nesta quarta-feira (24/9), no Palácio das Esmeraldas, com a entrega feita pela coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado. Os 12 primeiros colocados receberam medalha de ouro, smartphone e uma viagem internacional para Londres, marcada para outubro. Os segundos lugares ganharam medalha de prata e smartphone, enquanto os terceiros colocados receberam medalha de bronze e fones de ouvido.
Quase mil jovens se inscreveram no desafio, que avaliou boletim escolar, testes e prova final aplicada no último dia 6 de setembro. Cem estudantes de diferentes regiões do estado chegaram à última etapa.
João Gabriel destacou o papel da educação em sua conquista: “Continuem, não parem de estudar, pois somente o estudo liberta a mente. Com certeza essa viagem não vai mudar só a minha vida, mas a vida de toda a minha família”.
Em Londres, os vencedores participarão de visitas a museus, pontos turísticos e atividades educativas. Em anos anteriores, os intercâmbios culturais levaram aprendizes para cidades como Paris, Genebra e Barcelona.