A Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia tem, atualmente, 7.059 vagas disponíveis, em diferentes modalidades de ensino. Neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), já foram ofertadas 8 mil vagas, por meio da Operação Zera Fila, com mutirões realizados nos meses de junho e agosto. A Prefeitura de Goiânia também disponibilizou as matrículas online, no site oficial da SME, para ampliar o atendimento e preencher as vagas.
São 1.875 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs e CEIs), 587 na Educação Infantil, 3.972 no Ensino Fundamental e 625 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Ensino Fundamental, são contemplados estudantes do 1º ao 9º ano; na Educação Infantil (CMEI e CEI), crianças a partir de seis meses até cinco anos e 11 meses; e, na EJA, pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental.
A Operação Zera Fila é uma estratégia de ampliação e ocupação das vagas disponíveis na rede. Somente em junho, no primeiro mutirão, foram ofertadas 6,2 mil vagas e 958 foram preenchidas. Já em agosto, o segundo mutirão ofertou 5,5 mil vagas e atendeu duas mil famílias, sendo 1,2 mil delas encaminhadas para matrícula conforme as vagas de interesse. A meta é reduzir a fila de espera e garantir que todas as crianças estejam inseridas no sistema educacional.
Além dos mutirões, a prefeitura mantém o sistema de matrícula online, acessível pelo site ematricula.goiania.pontoid.com.br, que permite aos responsáveis realizar a inscrição a qualquer hora do dia, sem necessidade de sair de casa.
No caso dos Cmeis/CEIs é feito um pré-cadastro e os responsáveis aguardam contato por ligação ou mensagem de WhatsApp. Para as escolas municipais, se houver vaga no site, o candidato é contemplado de forma direta.