Será mais do que um simples "remake", priorizando autenticidade e privacidade, afastando-se dos algoritmos que dominam as redes sociais atuais
Um dos ícones da internet nos anos 2000, o Orkut, está se preparando para um grande retorno. A plataforma que conquistou milhões de brasileiros volta em 2025 com uma proposta renovada. Será mais do que um simples “remake”, com a priorização da autenticidade e privacidade, afastando-se dos algoritmos que dominam as redes sociais atuais.
Durante o evento Rio Innovation Week, o criador turco, Orkut Büyükkökten, revelou que está criando uma rede mais saudável, focada em conexões reais, fugindo dos “algoritmos tóxicos”. A ideia é reconquistar as pessoas que sentem falta de um espaço mais “humano” e menos dominado por engajamento e anúncios.
Recuperando sua essência, o Orkut terá as saudosas comunidades, os scraps, os depoimentos e o clima de amizade sincera, que faziam com que os usuários passassem horas conectados. A expectativa é de retornar com tecnologias mais modernas, inteligência artificial, e algoritmos inteligentes.
O desafio será resgatar esse espírito de convivência online, com as melhorias necessárias para atender às expectativas do público atual. Ainda não há uma data oficial para o lançamento. A internet já está agitada, com muitos usuários relembrando os bons tempos das comunidades.
*Informações do portal Estado de Minas