Desempregado na pandemia, Márcio alugou garagens para trabalhar e depois criou uma barbearia móvel
O empresário goiano Márcio Aurélio Barbosa, 48 anos, precisou se reinventar para chegar ao sucesso. Hoje, ele tem um serviço móvel de barbearia, que complementa o empreendimento principal, a Mamutt Barber, localizada na Avenida Ricardo Paranhos, em Goiânia. Mas para chegar até o sucesso, as coisas não foram fáceis.
Aos 16, ele sofreu um acidente que o impediu de andar por dois anos. Após a recuperação, descobriu o talento para a área de beleza e atuou em importantes salões de Goiânia. Com a chegada da pandemia em 2019, precisou se reinventar quando o local em que trabalhava foi fechado.
Sobre o acidente, ele ocorreu em seu primeiro emprego, como auxiliar de serviços gerais aos 16 anos. Ele recebeu uma bicicleta para economizar o dinheiro gasto com passagens de ônibus. “Como eu morava a 22 km da empresa, comecei a pegar rabeira [prática de andar dependurado em veículos] em ônibus, e, em uma dessas vezes, me dei mal e uma moto acabou me atropelando”, relembra.
O acidente provocou um ferimento grave em uma das pernas, que exigiu auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dois anos depois, passou pelo programa de reabilitação do instituto e decidiu se profissionalizar com um curso oferecido pelo Senac. Devido ao contato com alguém de destaque no segmento de cabeleireiro, optou por ingressar nesse mercado.
Perto de concluir a formação, ele foi contratado como auxiliar em um salão. Após 17 anos, decidiu ampliar horizontes e trabalhou em diversos salões de Goiânia. Mas, durante a pandemia, a barbearia onde trabalhava fechou e se viu praticamente desempregado. “O que eu fiz? Aluguei garagens em prédios e, nelas, cortava os cabelos dos clientes. Com isso, consegui alugar uma sala e montei um estúdio. Era um espaço pequeno, e comecei só com um assistente. Hoje, graças a Deus, somos dez barbeiros.”
A inspiração para a barbearia móvel surgiu em 2022, ao observar dois fatores que impactam o público-alvo: falta de tempo e busca por atendimento exclusivo. “Tempo e exclusividade. Eu disponibilizo meu tempo ao cliente. Hoje, um corte comigo custa R$ 150, mas eu não trabalho apenas com cortes de cabelo; trabalho com cuidados para o homem. Quando o cliente vai à minha barbearia, ele começa com o corte, mas o convidamos a fazer a barba, convencemos a cuidar das sobrancelhas, a realizar uma barbaterapia, que é um processo de limpeza de pele com massagem. Também oferecemos massagens nos pés, nas mãos e no lavatório.”
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi, destaca que a jornada do empreendedor reforça o compromisso da instituição em educar e capacitar, de forma qualificada, profissionais que irão integrar o mercado de trabalho. “Essa é mais uma prova de que os cursos ofertados pela instituição são capazes de transformar vidas e contribuir para com a sociedade, seja por meio das mais divergentes áreas de atuação”.
Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a história “reflete o compromisso do Senac com a qualificação profissional e o desenvolvimento do mercado de trabalho, além de reforçar ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional”.
A barbearia móvel atraiu clientes famosos, entre eles o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil). O gestor chegou a divulgar um vídeo enquanto recebia atendimento. “Olha essa van aqui mais invocada, tem até lavatório, tem tudo. Márcio, esse negócio ficou muito bacana. Nota mil. Parabéns”, elogiou.