O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para baixa umidade do ar em todo o estado de Goiás para os próximos dias. De acordo com o órgão, ela deve variar entre 20 e 30% até a próxima semana. Os termômetros podem ultrapassar os 30 °C, especialmente no Norte do Estado.
Segundo a coordenadora do Inmet, Elizabeth Alves, essa condição deve permanecer durante toda a próxima semana. “Todo o estado de Goiás está em alerta para este fim de semana e a semana que vem. A gente vai só atualizando o nível de alerta que pode variar de vermelho, laranja e amarelo. Nesse momento, estamos em alerta amarelo”.
Ainda de acordo com ela, o estado enfrenta um período mais seco e só deve melhorar com o retorno das chuvas que, segundo os prognósticos, deve acontecer na segunda quinzena de outubro. “Esse prognóstico é atualizado mensalmente, mas, no momento, a condição é essa”, ressalta Elizabeth.
Em relação às temperaturas, elas devem permanecer mais baixas pela manhã com tardes mais quentes no decorrer do fim de semana. Em Goiânia, por exemplo, as temperaturas devem variar entre 13 °C e 31 °C. Na região Sudoeste, em cidades como Jataí e Rio Verde, as mínimas devem ser de 10 °C e máximas que podem chegar aos 30 °C. “Essa condição de amplitude térmica acentuada deve permanecer até a próxima terça-feira. A partir de quarta, as mínimas devem aumentar um pouco. Na região Sudoeste, por exemplo, elas devem ficar entre 15 °C e 16 °C”, complementou a coordenadora.
Para esta sexta-feira (18/7), a temperatura máxima na capital Goiânia deve ser de 30 ºC com a umidade relativa do ar variando entre 25% e 75%. No sábado, o cenário não deve mudar.