No próximo dia 9 de setembro, a Emater Goiás promove o Seminário Goiano da Agricultura Familiar: Desafios, Oportunidades e Estratégias, no auditório do Agrocolégio Maguito Vilela, localizado na sede da instituição, em Goiânia. Mais do que apresentar dados, o encontro pretende abrir espaço para diálogo e construção coletiva, reunindo agricultores, representantes do setor e estudantes em torno de um objetivo comum: pensar soluções práticas e inovadoras para o futuro da agricultura familiar em Goiás.
Durante o seminário, serão apresentados os principais resultados da Pesquisa de Diagnóstico da Agricultura Familiar, realizada pela Gerência de Pesquisa da Emater Goiás, entre 25 de junho e 11 de julho. O levantamento ouviu agricultores e agentes do setor em 131 municípios goianos, com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados pelos produtores, como a escassez de mão-de-obra e a falta de máquinas agrícolas.
Além da exposição dos dados, o encontro também promoverá um espaço de discussão para a elaboração de um plano de ação que possa responder de forma prática às demandas levantadas. De acordo com o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a pesquisa é um passo importante para orientar as futuras ações da instituição.
“O levantamento mapeou informações estratégicas para criação de novas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo, de acordo com as necessidades reais dos produtores goianos. Nossa equipe técnica fez uma análise completa dos dados para serem debatidos entre os especialistas que estarão presentes no seminário e direcionar futuras ações da Emater e instituições parceiras”, destacou.
O gerente de pesquisa agropecuária da Emater e idealizador do diagnóstico, Cleiton Mateus, reforça que os resultados servirão para o avanço de iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural.
“O diagnóstico nos oferece uma fotografia inédita da realidade da agricultura familiar em Goiás. A partir dele, temos condições de identificar falhas, priorizar cadeias produtivas e direcionar investimentos de forma mais assertiva. Mais do que números, esses dados se transformam em caminhos concretos para fortalecer a produção, gerar renda e garantir que a agricultura familiar continue sendo um pilar do desenvolvimento rural no estado”, enfatiza.
O seminário, aberto ao público, reunirá também especialistas e profissionais de referência no setor agrícola, que irão compartilhar experiências e apresentar perspectivas para a ampliação das oportunidades da agricultura familiar. A programação contará ainda com a participação de estudantes, que terão a chance de aprofundar conhecimentos e vivenciar, na prática, os debates sobre o futuro do campo em Goiás.