O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump), em parceria com a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Consumidor (Caomac) e o Governo de Goiás, promoveu, nesta quinta-feira (23/1), a qualificação de professoras (es) para o desenvolvimento da Campanha Liga Cidade Limpa.
O evento, realizado de forma on-line pela plataforma Zoom, reuniu mais de 130 profissionais da educação, incluindo docentes de disciplinas do currículo de referência do 6º ano do Ensino Fundamental e da matéria eletiva de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
A qualificação teve como objetivo preparar as (os) educadoras (es) da rede estadual para a implementação de atividades de educação ambiental em sala de aula, utilizando a cartilha Aventuras do Super R como ferramenta pedagógica.
Durante a abertura do evento, o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Juliano de Barros Araújo, destacou a importância da campanha e o compromisso do MPGO em fornecer materiais educativos para promover a coleta seletiva nas escolas, além de debater os próximos passos da campanha.
Ana Paula Veroneze Bueno, assessora da Superintendência de Planejamento e Gestão do MPGO (Suplan), enfatizou que o projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos, com o intuito de capacitar os professores e expandir o alcance da campanha entre os estudantes, considerados agentes de transformação.
Rubia Santos Corrêa, gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), celebrou o sucesso da campanha e expressou confiança em seus resultados positivos.
O curso incluiu a apresentação detalhada da campanha, a análise do material didático e um debate interativo sobre a aplicação do conteúdo em sala de aula. As (os) participantes também tiveram acesso a materiais de apoio, como cartazes, adesivos, jingle e outros recursos.
O projeto tem como base o gibi Aventuras da Turma do Super R, produzido pelo MPGO, que traz oito histórias em quadrinhos protagonizadas pelo herói Super R, um cesto de resíduos recicláveis, e seus amigos Natureba, cesto de resíduos orgânicos, e Jeitoso, cesto de rejeitos. O material busca conscientizar crianças sobre a correta separação de resíduos sólidos, abordando temas como coleta seletiva, descarte adequado de óleo de cozinha, pilhas e baterias, e a destinação de rejeitos a aterros sanitários.