Proposta aprovada por unanimidade pelos parlamentares estabelece parceria entre população, escola e governo; entenda
Vereador Professor Shinayder durante sessão na Câmara Municipal de Formosa. Foto: Assessoria de Comunicação
O Projeto de Lei Ordinária Nº 37/23, de autoria do vereador Professor Shinayder, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Formosa em abril de 2023, instituirá no município o “Clube da Leitura”, nas Escolas Municipais da cidade.
De acordo com o parlamentar o projeto tem o intuito de alcançar crianças e adolescentes, estimulando a leitura, oferecendo convivência social e entretenimento cultural, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento pessoal.
“O ato de ler é a forma de interpretar a realidade particular e problematizar a realidade do mundo. Com isso, o projeto tem o objetivo de enfatizar a importância da leitura como fonte importante para a formação educacional, pessoal e profissional do indivíduo.” - vereador Professor Shinayder Shell
O “Clube da Leitura”, será desenvolvido pelas Escolas Municipais através do Poder Executivo Municipal, pela pasta da Secretaria Municipal de Educação, à população em geral também poderá aderir ao clube, através de doações de livros para as Escolas. A iniciativa privada pode ajudar a fomentar o projeto via município.
Como parte do programa, os livros poderão ser doados ou serão usados livros digitais, como também poderão ser usados áudio books para crianças e adolescentes com neuro diversidades e comprometimentos cognitivos.
Os livros deverão ser selecionados previamente pela equipe de coordenação da Escola, considerando a série, idade e anseios dos alunos. Cada grupo deverá eleger um mediador (Professor), estruturando as discussões e levantando questões relevantes para o aprendizado do grupo.
O roteiro semestral deverá ser preestabelecido, com prazos para o término da leitura e datas definidas para os debates literários. Caberá ao Poder Executivo, criar campanhas de incentivos nas Escolas, estas direcionadas a mostrar que o espaço é democrático, no qual todos estando aptos a participar e enriquecer o debate.
O PL segue agora para sanção do prefeito Gustavo Marques, para que seja executado pela Secretaria de Educação Municipal.
Confira o projeto na íntegra: