Presidente da Câmara é visto como um político agregador e pode ter o apoio do ex-prefeito Tião Caroço do atual Gustavo Marques e de Daniel Vilela, vice-governador do Estado
Nas últimas semanas os bastidores da política formosense esquentou de olho na sucessão da cadeira de chefe do Poder Executivo Municipal.
O nome do vereador Marcos Goulart (PP), conhecido como Marquim Araújo, cresceu dentre os possíveis candidatos à prefeitura de Formosa. O atual presidente da Câmara de Formosa, teve um desempenho sólido durante todo mandato, e é apontado por líderes dos três grandes grupos políticos da cidade como potencial candidato a cadeira mais disputada da cidade.
O parlamentar é visto como um político agregador, mas que sabe se posicionar de forma coerente sobre os assuntos mais delicados que passou pela casa.
Marquim Araújo tem como padrinho político o ex-prefeito e deputado estadual Tião Caroço, um dos maiores líderes políticos já constituído no município, que se diz ter “aposentado da vida pública”. Marquim tem livre trânsito com o atual prefeito da cidade, Gustavo Marques, este que por sua vez não pode ser mais candidato, o atual chefe do executivo municipal tem grande peso na escolha da sucessão. Outro nome que agrada a maior parte dos eleitores formosenses seria o da atual primeira-dama e secretária de desenvolvimento social Caroline Marques, esta que também não pode ser candidata ao executivo, com as costuras que se desenham no horizonte, deve ser outra apoiadora da sua candidatura.
Dentre os prováveis nomes do grupo chamado de “situação”, é um dos poucos nomes que tem menos objeções a uma possível candidatura, de forte articulação política, o vereador tem buscado aliança com o MDB local, tendo como respaldo o deputado federal Célio Silveira. Caso este apoio seja confirmado, outro nome de peso que deve aparecer em sua campanha é a do vice-governador Daniel Vilela.
Nos demais grupos formados, o nome da vereadora Simone Ribeiro deve ser apresentado como uma alternativa do chamado grupo “Transforma Formosa”, a ala de direita do município.
A líder das pesquisas até o presente momento, a delegada e vereadora Fernanda Lima, deu uma “recuada estratégica” das redes sociais, onde ela de fato tem grande influência, após a polêmica decisão do Ministério Público que determinou a exoneração de mais de 500 funcionários comissionados no município, fato contornado pelo executivo municipal com aprovação de uma nova LEI em sessão calorosa e com forte presença popular.
Outra ponte a ser costurada, passa pelo ex-prefeito Itamar Barreto, um dos empresários mais sólidos do município, que fatalmente encareceria qualquer disputa eleitoral, caso seu nome seja confirmado como um dos possíveis candidatos.
O radialista Fábio JR. dono do grupo Lance de Comunicação utilizando toda potência do seu microfone se coloca como pré-candidato contra qualquer um dos nomes apontados, neste momento também procura apoio das demais lideranças.
Outro nome apontado como uma possível surpresa na corrida eleitoral, passa pela Delegacia Regional de Polícia, comandada pelo Delegado José Antônio Sena, que é visto com bons olhos por quase todos os grupos políticos da cidade.
Fato é que devemos ter uma disputa acirradíssima em 2024, com muitos movimentos sendo traçados no final de 2023, os demais potenciais nomes na disputa são: Sgt. Buerno Hernany, Brasil Júnior, Breno Miranda, Roberta Brito.