Por volta das 20h25 desta terça-feira (23/09), durante patrulhamento pela Avenida Ferroviária D, no Setor Nordeste, a Equipe Alpha — composta pelo Inspetor 3ª Classe Oséias e GM 3ª Classe M. Paiva — visualizou um ciclomotor circulando sem que o condutor utilizasse capacete de segurança, conforme prevê a Resolução 453/13 do CONTRAN.Na abordagem, identificou-se que o veículo era um ciclomotor artesanal, adaptado a partir de uma bicicleta com motor a combustão de até 80cc.
O condutor, menor de idade, não apresentou o Certificado de Segurança Veicular (CSV), exigido pela Resolução 63/98 – CONTRAN.
Também foi constatada a ausência dos equipamentos obrigatórios previstos na Resolução 14/98 – CONTRAN, como: iluminação, sinalização, hodômetro, retrovisores e sistema de frenagem adequado.
Considerando o risco iminente à segurança viária, o veículo foi removido para o pátio do SMT. O condutor foi orientado a comparecer posteriormente, munido da documentação exigida, caso queira realizar a retirada do ciclomotor.