Faleceu neste domingo (05/10), por volta das 21h19min, no Hospital Estadual de Urgências Governado Lage de Siqueira (HUGOL), a Professora e Matriarca do Grupo de Dança Cigana "Bailado Gitano", Maria Aparecida de Oliveira Bernados, popurlamente conhecida como "Tia Olivia", aos 77 anos, após complicações pulmonares.
Natural de Jataizinho cidade do Paraná, figura muito conhecida e querida em Formosa-GO devido a sua trágetoria na Dança Cigana.
Cigana Raiz, Tia Olivia mudou-se para Formosa-GO no ano de 1998. Já no ano de 1999 crio o Grupo Bailado Gitano com apenas mais duas integrantes "Tia Vanda" e "Tia Zenaide", no Setor Jardim Bela Vista, em Formosa-GO.
Desde então o seu trabalho ficou marcado por acolher crianças, adolescentes e idosos e conduzi-los ao mundo da cultura, atráves da dança cigana, com muita dedicação, carinho e amor.
Através da Tia Olivia, o Grupo Bailado Gitano ficou conhecido nacionalmente, levando o nome de Formosa Goiás para outras cidades do entorno, entre elas, Vila Boa, Prinopoles, Céu Azul, Brasília.
O Grupo Já apresentou em várias cidades e neste ano de 2025, concorreu O Prêmio Aldir Blanc 2025 e conquistou o 1º Lugar.
O Bailado Gitano também realizou apresentações no Evento Deputados aqui, Cidade de Canto a Canto, e atualmente é realizado os ensaios todas as quintas a partir das 19h, no Espaço Gerais no Setor Vila Verde que, foi cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Uma perca irreparável para nós, amiga, matriarca do grupo, companheira, mãe, muito querida e respeitada por todos. Estamos muito abalados com essa notícia. Seu amor pela dança e sua liderança são verdadeiras inspirações para todos nós" Ressaltou todos os componetes do Grupo Bailado Gitano.
Uma perca irreparavel para Formosa, Tia Olivia deixa seu legado através da Cultura Cigana! "Optchá!"
Com muito carinho de sua eterna aluna: Clícia Balbino