Nato articulador e com excelente postura, vereador demonstra estar apto para voos ainda maiores
A Câmara Municipal de Formosa terá um novo presidente, a partir do dia 1º de janeiro, após a anulação da eleição anterior, que ocorreu no dia 15 de dezembro, na ocasião, Joelson Trovão foi declarado vencedor, após a anulação da candidatura do vereador Luziano Martins.
O pleito foi anulado pelo TJGO, que constatou irregularidade com base nos termos do art. 4º, § 7º, da Lei Nº. 8437/1992. A decisão determinou nova eleição que ocorreu neste sábado 31 de janeiro, em sessão extraordinária, mas diferente do que muitos pensavam, nenhum dos postulantes ao cargo na eleição anterior, encabeçou as chapas que concorreram nesta eleição.
A chapa 1, encabeçada pela vereadora Simone Ribeiro, Luziano Martins como vice obteve 9 votos, sendo eles: Nem, Delegada Fernanda, Mundim, Simone, Luziano, Ciê, Hermes Costa, Shynaider e Valdson.
A chapa 2, vencedora da eleição obteve 10 votos, tendo como novo presidente, Marquinhos Araújo, vice, Índio de Assis, 1º secretário Dr. João Batista, Filipe Vilarins, 2º secretário, Joelson Trovão 3º secretário.
Após ser declarado o novo presidente da Casa de Leis, Marquinhos Araújo, demonstrou enorme envergadura política, com ótima postura e oratória, o vereador demonstrou estar apto para voos ainda maiores, em sua fala o vereador agradeceu a cada voto recebido, e tratou de agregar a casa, que neste momento está completamente dividida em três grupos políticos.
O cenário político de Formosa encontra-se completamente aberto, após enorme desgaste causado pela eleição federal. O grupo do prefeito Gustavo Marques sofreu baixas, mas continua dando as cartas, Marquinhos Araújo, conduziu a candidatura de Carol Marques que apesar de expressiva votação não alcançou êxito. O parlamentar é visto por muitos como a personificação de um novo Tião Caroço, por evidente ligação política e familiar com o ex-prefeito de Formosa, mas a sua maturidade, oratória e poder de articulação demonstra personalidade própria, as eleições que se aproximam, tem novas cartas na mesa.
A política formosense tem suas peculiaridades, Dr. João Batista um dos personagens mais expoentes dessa ‘nova política’, tem solidificado seu nome e aproximou-se deste grupo, por outro lado Mundim, vereador com quase 16 anos de casa, parece se afastar, reflexo do resultado eleitoral que separou o deputado federal José Nelto do chefe do executivo municipal, apesar de eleito, Nelto não obteve nem 30% da votação que esperava em Formosa, e culpou a falta de apoio da candidatura de Carol Marques, por essa ‘espécie de fracasso’, talvez cegado pelo que é obvio. Nelto é um político extremamente experiente e talvez tenha certa razão, mas a baixa votação é simplesmente reflexo da obra quase faraônica dos viadutos da BR-020 que parece cada vez mais longe do fim.
A nova conjuntura política formosense começa a tomar formas, o que parecia improvável, uma aproximação de parte da antiga base com a principal opositora da gestão municipal, Delegada Fernanda Lima, começa a surgir no horizonte, mas como diria Renato Russo, ainda é cedo pra cravar qualquer composição.
Imagens: Aldimar Nunes