Deputado Federal José Nelto afirmou em plenário que um míssil havia desviado e caído fora da área do exército
O Ministério da Defesa, através do Comando do Planalto emitiu nota ainda na noite desta quarta-feira (11/05), esclarecendo sobre a queda de um artefato militar disparado da base de artilharia do Forte Santa Bárbara em Formosa tenha caído em um área civil da cidade de Formosa.
De acordo com a nota, houve sim um incidente, mas se trata de um tiro de foguete, o caso ocorreu durante o exercício militar do Curso de Operação dos Sistemas de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingido uma plantação de soja.
Entenda: Os foguetes têm uma forma aerodinâmica e trajetória balística, já os mísseis podem ser guiados e possuem componentes eletrônicos.
Logo após o incidente, a equipe de instrutores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde foi constatado não haver vítimas ou danos materiais.
Ainda segundo o Comando, o exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança. O Exército Brasileiro e a Avibras já estão trabalhando nas investigações. A Avibras é a Indústria Aeroespacial a empresa brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços de defesa.
Horas antes no plenário da Câmara Federal, o Deputado Federal José Neto, do Podemos afirmou durante uso da tribuna sobre a queda do projétil.
“Acabo de receber uma notícia de que caiu um míssil na minha cidade de Formosa, lá no Forte Santa Bárbara. Ele foi lançado e mudou o trajeto, caindo perto da cidade, numa plantação de soja”, contou.
“Diante deste grave incidente, eu estarei convidando o ministro da Defesa, o comandante do Exército e o comandante do Forte de Santa Bárbara para comparecer no plenário ou na comissão para dar as explicações. Como pode um míssil ser lançado e ser desviado? Caiu em uma plantação ao lado da cidade de Formosa”, completou. - Deputado Federal José Neto