Na pesquisa expontânea diferença entre ambos são de apenas 5,6%. Na pesquisa estimulada, parlamentar aparece com 44,4%, contra 28,4% do ex-deputado
Vereadora Delegada Fernanda Lima, ex-deputado Tião Caroço, Vereadora Roberta Brito e secretário de saúde municipal, Breno Miranda. Arte/Montagem: Portal Foca Lá
O tabuleiro da política formosense começa a ganhar novas peças, o expontâneo crescimento midiático da Vereadora Delegada Fernanda, aparece com força na primeira pesquisa divulgada pelo Instituto EPP. A vereadora do Solidariedade que obteve expressiva votação para o cargo de deputada estadual aparece como principal nome, no atual momento político da cidade.
De acordo com os dados apresentados pelo portal Jornal Opção nesta quinta-feira (25/05), mesmo que o cenário aponte que a eleição só ocorra daqui a 1 ano e 4 meses, são boas as chances para a principal opositora da atual gestão municipal.
O levantamento estimulado, ou seja, aquele em que é apresentado os potenciais nomes, a vereadora aparece com 44,4% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o ex-deputado estadual e ex-prefeito Tião Caroço com 28,4% das intenções de votos. Tião neste momento ainda não sinaliza com uma possível candidatura e diz ter encerrado sua vida política no fim do seu último mandato em 2022.
Outro personagem da política formosense que apareceu no cenário estimulado, foi a vereadora Roberta Brito (PP), citada por 6% dos entrevistados, seguido de Marquim Araújo (PP), também com 1,1% e o atual secretário de saúde do município, Breno Miranda com 0,9%. O vice-prefeito, Samir Sahori marcou 0,4% na pesquisa. E 10,9% disseram que não apoiam nenhum deles. Apenas 7,8% disseram estar indecisos com os nomes apresentados.
Na pesquisa espontânea, Delegada Fernanda, que lidera, e Tião Caroço estão mais próximos: 15,8% a 10,2%. Os outros citados são: Roberta Brita (2,9%), Marquim Araújo (0,4%), João Janir (0,2%), Gustavo Marques (0,2%), Ediane (0,2%), Breno Miranda (0,2%), Carlos Márcio (0,2%), Esposa do prefeito (0,2%). 69,3% não sabem/não opinaram.
É sempre bom lembrar ao eleitor formosense que para o próximo pleito eleitoral em 2024, o atual prefeito Gustavo Marques e também sua esposa, Caroline Marques, não podem concorrer ao cargo de chefe do executivo, segundo a legislação eleitoral. Com este impedimento é forte a chance de que o atual prefeito apoie a candidatura de algum aliado.
Se as redes sociais costuma evidenciar muitas coisas, as boas chances de que este nome, seja o atual secretário de saúde Breno Miranda! Resta saber se haverá tempo hábil para alavancar essa candidatura e principalmente se haverá grupo político disposto a lutar em torno deste nome. Caso esta eventual candidatura não ocorra, resta saber qual será o caminho político traçado pelo atual prefeito, que detém boa aprovação entre o eleitorado formosense.
O levantamento do instituto EPP Pesquisa ouviu 450 eleitores, entre 9 e 10 de maio de 2023.
A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento por bairros sugere que os políticos devem ficar atentos às regiões onde atuam, não atuam ou, então, atuam menos. (E.F.B.)
Carlos Alberto Gomes da Silva
Votarei na Delegada, na esperança que realmente trabalhe em prol de Formosa e distritos.
Francamente: vereadores de Formosa é muito bla bla bla e pouca ação. Por isso a cidae tá desse jeito.
RENOVA FORMOSA