Bastidores da política formosense esquenta. Nomeação foi oficializada em publicação nesta sexta-feira (19/05)
O Tenente Coronel Bráulio Flores, estará de volta a cidade de Formosa muito em breve, com a missão de novamente liderar o 9º Comando Regional do Corpo de Bombeiros. A nomeação foi feita de maneira oficial, nesta sexta-feira (19/05).
Alguns leitores mais atentos, com devida perspicácia devem ter notado que de forma proposital, coloquei o oficial como Coronel, no título desta matéria, quando na verdade devido as nomenclaturas de carreira, hoje ele ainda seja Tenente Coronel.
Acontece que Tenente ele já foi há algum tempo, então tomei a liberdade para republicar algo, que ele mesmo, de forma descontraída, me lembrou em outro episódio.
Formosa ganha muito com a sua volta! Bráulio é uma pessoa querida, extremamente competente, comunicativa, presente e pontual em tudo que faz, qualidades para exercer o cargo que lhe foi confiado não lhe faltam.
Mas seria leviano não lembrar aos nossos queridos leitores, que esta movimentação no tabuleiro, também é um movimento político muito estratégico, tendo como base a proximidade das eleições de 2024.
Bráulio hoje, além de um militar com ilibada carreira, é o braço direito, companheiro e um dos mentores da Delegada Fernanda Lima, vereadora de oposição com alto engajamento nas redes sociais e prestígio entre muitos formosenses. Fernanda também é uma potencial candidata a prefeitura de Formosa.
Estando na aldeia, facilita demais a construção de uma base política pensando no próximo pleito. As novas alianças e ensaios evidenciam isso, os resultados das urnas também deve/deveria ensinar. Optar por uma estratégia agressiva de muito calor e pouca transpiração, já se mostrou totalmente ineficiente para outros candidatos. O eleitor formosense meio que vacinou-se contra esta forma de fazer política.
Se por um lado, fica evidente que desta vez a oposição tem se organizado cedo, do outro, temos cada vez mais evidencias de que o candidato apoiado pela atual gestão, passará pelo nome de Breno Miranda, atual secretário de saúde.
A escolha, mesmo que ainda não definitiva, pode ter feito aqueles ‘personagens/políticos’, que por vezes ficam em cima do muro, se isolarem ou tomarem seu lado. Mas engana-se quem acha que o atual chefe do executivo não tem prestígio. Quer uma amostra clara sobre o que escrevo? Ande pelos corredores da prefeitura, e constatará que até mesmo os servidores com carreira estável tem enorme respeito e admiração pelo prefeito Gustavo Marques. E isso tem muita força dentro de uma eleição municipal.
Gustavo é tido para muitos, como o prefeito que mais olhou para os servidores, e isso é algo difícil de ser quebrado, é um elo fortíssimo que conseguiu transferir expressiva votação para sua esposa, quando almejou o cargo de deputada estadual, Carol Marques, era vista por muitos como sua natural sucessora, mas a atual legislação eleitoral não permite tal candidatura.
Breno passou por altos e baixos no comando da pasta mais importante do município, mas nem mesmo aqueles que algum dia o subestimaram é capaz de negar seu pulso firme. Breno hoje é um nome em potencial crescimento, muito mais maduro e seguro. Passou pela pior crise que o titular desta pasta imaginaria, a pandemia da Covid-19.
Breno Tem um perfil político que agrada uma parcela da população de Formosa, e que pode agradar aqueles que talvez ainda não o conheçam, sereno, de pouca conversa mais de muita retidão. Breno sabe que ainda precisa de mais!
Neste momento, tenta trabalhar o seu avatar nas rede sociais, fundamental para a ‘nova política’, o apoio da família Marques certamente o ajudará, mas até o próximo pleito, muita coisa pode mudar, novas alianças fatalmente se formarão. Fato é, que meio que na ‘surdina’, Breno trabalhou a ideia em se tornar um político na essência da palavra, suas últimas aparições e discursos, demonstram isso.
Resta saber qual será a aceitação perante ao público e principalmente ao grupo político que será sustentado/criado em 2024.
Obviamente que para aqueles leitores que seguiram até aqui e não se cansaram, se perguntam, e os demais nomes? Isso é tema para outra publicação, para outro dia! Ótimo sábado a todos!