Dois militares morreram no acidente, que aconteceu na tarde desta terça-feira, em Formosa. Espaço é usado para treinamentos pela Marinha desde 1988 e tem 114 mil hectares
A queda do helicóptero da Marinha que vitimou dois militares na tarde desta terça-feira (8), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, aconteceu no Forte Santa Bárbara. O espaço é usado desde 1988 pela Marinha para treinamentos, tem 114 mil hectares e é uma das principais bases de treinamento das Forças Armadas.
O helicóptero da Marinha caiu na terça-feira (8). Segundo o Corpo de Bombeiros do município, a equipe foi acionada por volta de 13h para atender a ocorrência. Ao todo, cinco viaturas foram enviadas pro local, entre elas, equipes de combate a incêndio e equipes de salvamento e resgate.
De acordo com a Marinha, 14 pessoas estavam envolvidas no acidente. Desse número, 12 ficaram feridas e dois militares morreram.
Este não é o primeiro acidente registrado na área de treinamento do Exército, em Formosa. Em abril deste ano, um cabo do Exército Brasileiro morreu após ser atropelado por um carro blindado no Forte Santa Bárbara. Dyuare Segundo Marra, de 21 anos, foi socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e, após uma parada cardiorrespiratória, morreu na unidade.
Em nota, à ocasião, o Comando do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF) se solidarizou com os amigos e familiares de Dyuare. “As circunstâncias envolvidas estão sendo esclarecidas por meio da instauração do procedimento apuratório legal pertinente”, destacou.
Em agosto de 2022, oito militares ficaram feridos no mesmo centro de treinamentos. Segundo informou à época o Comando Militar do Planalto, o acidente aconteceu no momento em que técnico e militares faziam procedimentos em uma viatura antiaérea Gepard, durante um exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.
Já em maio de 2022, um foguete do Exército Brasileiro caiu em uma lavoura, próximo ao município. O projétil foi lançado do respectivo Campo de Instrução, durante um treinamento para soldados e oficiais.
À época, o Comando de Artilharia do Exército informou, em nota, que o exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa, tendo sido adotadas todas as medidas de segurança.