Segundo Marinha, acidente envolveu 14 militares. Queda aconteceu durante treinamento no Forte de Santa Bárbara
Marinha informou que helicóptero que caiu em Formosa era do modelo UH-15 Super Cougar — Foto: Divulação/Marinha
Um helicóptero da Marinha caiu na última terça-feira (8) em Formosa, deixando dois mortos e 12 feridos. O acidente ocorreu na base militar da Marinha Forte de Santa Bárbara.
Segundo a Marinha, o acidente envolveu 14 militares. Entre os feridos, sete foram encaminhados para o Hospital Estadual de Formosa e outros dois para um hospital no DF. Dois devem passar por cirurgia ortopédica.
Segundo o Corpo de Bombeiros do município, a equipe foi acionada por volta de 13h para atender a ocorrência. Ao todo, cinco viaturas foram enviadas pro local, entre elas, equipes de combate a incêndio e equipes de salvamento e resgate.
Os militares fizeram o resgate e transporte de 5 dos 9 feridos para o Hospital Estadual de Formosa. Dois militares da Marinha tiveram o óbito constatado no local, Luiz Fernando Tavares e Renan Guedes Moura. Os bombeiros ainda tiveram a missão de tirar uma das vítimas fatais que estava de baixo das ferragens da aeronave.
O helicóptero UH-15, "Super Cougar", é uma aeronave com capacidade de transportar até 28 militares, além de ser utilizado em operações especiais e desastres naturais.
A Marinha recebeu a aeronave em 2021 e foi a 8ª versão do UH-15 "Super Cougar" incorporada ao acervo da aviação naval.
A aeronave é utilizada em missões gerais, tanto no período diurno quanto no noturno, em operações como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate ao incêndio. Segundo a Marinha, a aeronave também pode ser utilizada em apoio às operações anfíbias e operações especiais, além do transporte de urnas eltrônicas em diversos locais de difícil acesso em período eleitoral.
A primeira aeronave deste modelo, foi entregue em 2011, na Base Naval do Rio de Janeiro. No mesmo ano, o estado de Minas Gerais recebeu outras duas aeronaves do mesmo modelo.
O "Super Cougar" tem capacidade para até 28 militares com equipamentos individuais de combate e pode transportar até 3,8 toneladas. A aeronave tem autonomia para 3h50 minutos de voo.
Alguns dos feridos na queda deixaram o hospital onde foram atendidos, em Formosa, ainda na tarde da última terça-feira (8). Segundo a assessoria do Hospital Estadual de Formosa, seis pacientes receberam alta médica, e outro foi transferido de unidade de saúde.
A Marinha do Brasil informou a reportagem por meio de nota que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do acidente.