Nove alunos do Ensino Fundamental 2 do CEPI Professora Izabel Christina, de Formosa, conquistaram o 1º e o 3º lugares na Copa Centro-Oeste de Foguetes 2025, realizada nos dias 24 e 25 de maio, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A competição reuniu 72 alunos do ensino fundamental e médio do Estado. O desafio era lançar foguetes feitos de garrafas PET, impulsionados por água e ar pressurizado, ou, no caso do ensino médio, por reação química entre vinagre e bicarbonato.
Sob orientação dos professores Arlley Kacyo e Fabiana Gusmão, os estudantes de Formosa participaram da competição após meses de preparação na eletiva Astronomia NASA-Show, promovida no Colégio em Formosa. A disciplina envolve conteúdos práticos de astronáutica, física e matemática, aplicados na construção e lançamento dos foguetes.
“A conquista é um marco para a escola e reforça o papel transformador da educação pública. Mostramos que, com apoio e oportunidade, nossos estudantes podem alcançar o mais alto nível da ciência escolar”, afirmou o professor Arlley.
Segundo ele, o resultado só foi possível graças ao apoio da Secretaria Estadual de Educação, que garantiu hospedagem e alimentação; da UFG, que isentou a taxa de inscrição; e da Prefeitura de Formosa, que viabilizou o transporte.
O secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, também parabenizou os estudantes e o pioneirismo da unidade educacional em aplicar os conhecimentos para expandir as fronteiras curriculares dos estudantes.
“Essa conquista dos alunos de Formosa comprova que, quando há investimento, oportunidade e incentivo, a educação pública transforma vidas e abre horizontes. O Governo de Goiás segue comprometido em apoiar iniciativas que despertam o interesse dos nossos jovens pela ciência e pela inovação”, ressaltou.
Nove estudantes do Ensino Fundamental 2 do CEPI Professora Izabel Christina, de Formosa (GO), conquistaram o 1º e o 3º lugares na Copa Centro-Oeste de Foguetes (Foto: Arquivo Pessoal)
A Copa Centro-Oeste de Foguetes é uma etapa regional da maior competição tecnológica espacial do Brasil. Além dos lançamentos, os participantes concorrem ao Prêmio de Inovação Estelar, voltado às equipes que apresentam avanços tecnológicos ou propostas científicas.
O evento é promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, com apoio da Secretaria de Segurança e Direitos Humanos. As atividades ocorreram na Escola de Agronomia, no Câmpus Samambaia, e reforçam o objetivo de fomentar o interesse pela ciência e a formação de novos talentos para o setor espacial brasileiro.