Fui colaborador nos 5 dias do evento que a Prefeitura realizou para o Dia das Crianças, na praça Rui Barbosa, onde estavam disponíveis cerca de 30 brinquedos diferentes, além de brincadeiras tradicionais, algodão doce e pipoca de graça.
Presenciei várias coisas emocionantes. Vi crianças que não tinham tido a experiência de simplesmente “brincar no dia das crianças”. Alguns pais sem condição de levar em um parque; mas ali era tudo de graça. Algumas crianças pareciam estar num sonho. Dava para perceber. Outras demoravam acreditar em praça cheia de brinquedos de todos os tipos, que podiam ir quantas vezes quisessem!
Quero destacar a presença de brincadeiras tradicionais no evento, mostrando que não é preciso sequer ter brinquedos para se divertir. Hoje muitas crianças não sabem mais o que são cantigas de roda e brincadeiras folclóricas. Foi um resgate cultural; maravilhoso ver algumas crianças brincando pela primeira vez de “morto-vivo” e outras atividades, que inclusive mães e pais participaram, proporcionando aproximação e diversão em família.
No fim, tive a sensação boa de ter participado de algo bonito, que trouxe alegria a tantas pessoas. Espero que tenha sido inaugurada uma tradição em nossa cidade. Que venha para ficar. As crianças e as famílias de Formosa merecem!