Era apenas mais uma manhã de segunda para o lavrador Laudenir Sales, 47 anos, quando ele encontrou uma bolsa, onde havia uma carteira com R$ 3.800 em dinheiro vivo, além de cartão de crédito e vários outros documentos.
Laudenir não pensou duas vezes: faria o que fosse preciso para encontrar o dono e devolver tudo aquilo que lhe pertencia.
Para isso, o lavrador organizou um busca com a ajuda de amigos e conhecidos.
A bolsa foi perdida na zona rural de Guimarães, município de 12 mil habitantes no norte do Maranhão. “Eu vi que dentro havia muitas coisas, inclusive o dinheiro. Procurei na região e não achei o dono. Então levei para casa. Nunca pensei em ficar com a carteira. Chegando em casa, como disseram que o dono poderia ser um morador da região, eu achei melhor anunciar na rádio”, disse Laudenir.
O anúncio foi feito em uma rádio comunitária, e graças ao ‘boca a boca’ da comunidade, onde um morador passava a informação a outro, o dono da carteira foi enfim localizado: era o policial Aurino Ribeiro, que não se deu conta que a bolsa havia caído enquanto fazia o pagamento de alguns gados.
“Era um dinheiro muito importante, e também tinha todos os meus documentos. Quando eu cheguei na rádio, ele chorou, eu agradeci. Tentei até oferecer uma ajuda, mas ele não aceitou. É um grande exemplo de ser humano“, disse o PM.
A boa ação se tornou conhecida em toda a cidade, que parabenizou a honestidade do lavrador. Para Laudenir, o dinheiro poderia até ajudar em sua vida, mas o correto, sem dúvidas, era devolver.
“A gente precisa [de dinheiro] né. Seria importante. Mas naquela hora, eu acho que Jesus me tocou para encontrar a bolsa e ajudar a devolver ao verdadeiro dono”, completou