Luciano França, de 56 anos sofria de um câncer no estômago desde setembro e, em dezembro, foi internado no Hospital das Clínicas da UFPE, em Recife (PE), para tratamento especializado.
No início desse mês, Luciano fez um pedido bastante especial, que foi atendido pela equipe do hospital: ele queria ver o mar. E olha ele com a filha lá na Praia de Boa Viagem:
Luciano foi casado e teve uma filha, a Ingridy. Foi ela quem procurou a enfermeira e supervisora da enfermaria de oncologia, Elisa Moura, para tentar realizar o desejo do pai.
“Meu pai compartilhou seu desejo de ir à praia comigo e com a equipe multiprofissional que o acompanha e, sabendo do prazer e da felicidade que este momento lhe traria, tentei tudo o que estava ao meu alcance para que o desejo dele fosse realizado. Contamos com pessoas fundamentais para que tudo pudesse acontecer. O ambiente lhe proporcionou diversas memórias afetivas”, explicou Ingridy ao pessoal do HC-UFPE.
Ela contou, ainda, que esse foi um dia muito marcante para os dois e que se sentiu muito privilegiada: “Estar lá com ele me trouxe a memória dos seus ensinamentos, da importância de persistir na vida. Todos os dias meu pai me traz novos aprendizados”.
O Hospital das Clínicas da UFPE acredita e pratica atendimento humanizado dentro da clínica. Realizar o desejo do Luciano era possível, mas foi preciso unir uma equipe para garantir a segurança e os cuidados que ele precisa.
Diversos profissionais do HC-UFPE/Ebserh se uniram para que tudo pudesse acontecer. A ação contou com o apoio da Divisão de Gestão do Cuidado, da equipe multiprofissional da Enfermaria de Oncologia, da Comissão de Cuidados Paliativos e da Central de Transportes do hospital
A assessoria de Comunicação do HC disse que as ações já são comuns, mas dentro do ambiente da clínica. “Uma ação como esta, de proporcionar um passeio a um paciente internado, foi a primeira vez”, explica.
Os profissionais também acreditam que tais práticas são fundamentais para o processo de recuperação, bem-estar e conforto dos pacientes. “Como pessoa e como profissional, tenho certeza de que esse momento proporcionou um bem inestimável. Assim como o tratamento medicamentoso precisa e deve ser feito, o tratamento humanizado também é fundamental”, explica Elisa, enfermeira que recebeu o pedido de Ingridy para levar o pai até a praia.
Além de visitar a Praia de Boa Viagem e ver o pôr do sol, a equipe ainda atendeu a outro pedido de Luciano: foram à igreja que o paciente costumava frequentar.
Luciano conseguiu participar de um culto e também recebeu a bênção do pastor. “Eu me senti muito bem, foi um momento bastante prazeroso. E, com certeza, uma experiência única”, contou pra nós.
Parabéns ao HC-UFPE! Que seja exemplo para outras instituições do Brasil.
HC-UFPE informou sobre o falecimento do Luciano. Fica o nosso registro de solidariedade para toda a família neste momento tão difícil.