Equipe do Samu recebeu ligação de um homem informando que recém-nascido estava na rodovia e precisava de atendimento médico.
Um recém-nascido foi resgatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta quarta-feira (7), às margens da BR-040 em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. O enfermeiro Fábio Massala informou que o bebê estava dentro de uma caixa de isopor e enrolado em um pano.
O profissional relatou que a corporação recebeu a ligação de um homem informando que o menino estava na rodovia e precisava de atendimento médico.
Massala, o socorrista Fernando Gomes e o médico Lucas Carneiro foram ao local, constataram que o bebê estava vivo e iniciaram o atendimento de urgência. Dentro da unidade móvel do Samu, a equipe vestiu uma roupa e enrolou a criança em um tecido mais apropriado.
"Verificamos que a criança era recém-nascida. Inicialmente, ele estava quieto, mas depois respondeu se mexendo e com choro ao iniciarmos o atendimento", relata o enfermeiro.
A unidade de saúde mais próxima de onde estavam e que disponibiliza atendimento de urgência pediátrica é o Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal, para onde o bebê foi levado.
"Entregamos no hospital de Santa Maria para ele ser atendido por um pediatra. Dentro dos parâmetros que usamos para avaliar os sinais vitais e a condição geral de saúde, o bebê aparentava estar bem", conta Massala.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações se o bebê foi abandonado de forma intencional.