Agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão; alvos devem responder por estelionato. Vítima fazia transferências bancárias na expectativa de reaver valores.
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), operação contra um grupo suspeito de aplicar golpe em idoso e furtar R$ 11 milhões. Segundo os investigadores, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de monitoramento eletrônico.
As medidas judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Brasília. A investigação, a cargo da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), identificou que pelo menos quatro suspeitos praticaram estelionato contra a vítima.
Segundo os policiais, os suspeitos induziram o idoso a realizar transferências bancárias, a título de pagamento de tributos. A justificativa era de que os valores seriam ressarcidos ao idoso.
Os policiais apreenderam com os suspeitos um aparelho celular e cartões bancários. Os policiais, no entanto, não divulgaram o local onde os mandados foram cumpridos.
Os alvos da operação foram levados à delegacia para serem ouvidos. Além disso, dois deles tiveram a tornozeleira eletrônica fixada.
O golpe contra a vítima teria ocorrido ao longo de três anos, de 2017 a 2020. Com o valor furtado da vítima, segundo a Polícia Civil, os suspeitos compraram móveis e imóveis.
Além disso, para disfarçar o valor recebido, eles usavam nome de empresas falsas. Por causa disso, a Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade dos bens dos investigados.