Veja vídeos do trabalho que está sendo realizado na cidade
Segundo a empresa, mesmo cidades bem maiores que Formosa fazem apenas a chamada “limpeza da boca”, onde mais se acumulam os resíduos e ocorrem os entupimentos parciais ou totais.
Mas a Prefeitura de Formosa optou por um serviço completo e com toda a qualidade possível, onde se adentra até 120 metros em cada galeria (o que dá acesso a tudo, considerando todos os lados que se pode entrar), com uso de inspeção robotizada.
É a primeira vez que esse nível de desobstrução e recuperação das galerias acontece em Formosa.
Essa opção cria a chamada CIDADE DIGITAL, que gera um mapa de todas as galerias da cidade, e que ao ser sobreposto ao mapa geográfico permite um planejamento, ação e conhecimento sobre a realidade da cidade de um modo que também não existiu até hoje.
Segundo o Sr. Marcel, técnico e responsável pela supervisão do trabalho que está ocorrendo em Formosa, a avaliação revelou um dado preocupante.
“Formosa tem as galerias mais sujas que já encontramos em todas as cidades que já trabalhamos”, lembrando que a empresa já fez o mesmo trabalho em várias cidades de São Paulo, região Sul do Brasil e inclusive em Goiânia.
A quantidade inesperada e surpreendente de resíduos, segundo ele, deve-se não apenas ao trabalho nunca ter sido feito antes, na cidade mas “na maior parte os resíduos são causados pela população, que joga lixo nas ruas e terrenos. Garrafas pet, latas de bebidas e vasilhas plásticas, principalmente”.
Para um trabalho eficiente e um diagnóstico mais preciso, foi contratada uma empresa especializada com vídeo inspeção robotizada, de referência nacional.
A desobstrução e recuperação estrutural de galerias de águas pluviais em Formosa auxiliará na resolução dos problemas de alagamento em época de chuva.
A Goldman Soluções em Saneamento, que está realizando o trabalho em Formosa, é especialista em serviços de saneamento com utilização de equipamentos de alta tecnologia. A vídeo inspeção robotizada faz detecção e o diagnóstico de interferências como quebras, bolsões, torcidas e entupimentos, rachaduras, processos corrosivos, raízes quebradas, etc. Uma verdadeira “endoscopia hidráulica e industrial”.
Edmilson Neves
Muito bom esse trabalho feito na cidade .