Algumas escolas foram reformadas; novos professores foram convocados, executivo adquiriu novos equipamentos para as unidades de ensino
O senso de urgência que tomou o campo educacional durante a pandemia se traduziu no imperativo do ‘ensino remoto’ (emergencial), provocando mudanças importantes no trabalho docente e nas expectativas de futuro para a educação.
Para que Formosa possa crescer e se desenvolver, um dos principais caminhos é a educação. Durante a pandemia, a Educação em Formosa não parou. O momento foi aproveitado para digitalização, modernização, manutenção, aquisição de equipamentos de informática, distribuição de kits de alimentação escolar, cursos para manipulação segura de alimentos pelos profissionais e muitas outras coisas.
Apenas nos seis primeiros meses de 2021, foram realizadas 462 matrículas na rede municipal, com a convocação dos alunos para as aulas. Para retomar as aulas com segurança, foi organizada a vacinação profissionais da educação e feita a convocação de novos professores.
Também houve:
- Atendimento Educacional aos alunos da Rede Pública Municipal de Educação com a participação de 94% dos estudantes no REANP – Regime Especial de Aulas Não Presenciais.
- Estruturação do Plano de Retorno às aulas Presenciais na Rede Pública Municipal de Educação.
- Adesão a plataforma educacional Busca Ativa Escolar.
- Orientação e Supervisão das ações pedagógicas e administrativas nas unidades escolares durante as aulas remotas.
- Encaminhamento de mais de 300 (trezentas) matrículas para o G 4 – Jardim I nos Centros Municipais de Educação Infantil.
- Convocação de 453 crianças para o atendimento nas turmas de Berçário II, Maternal I e Maternal II nos Centros Municipais de Educação Infantil de vagas que foram contempladas em publicação de março de 2020, com efetivação de matrícula de 162 contemplados.
- Organização e acompanhamento da vacinação dos profissionais da Educação Municipal.
- Convocação de novos professores - Processo Seletivo de Contratação.
- Complementação do quadro de Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
- Aquisição de testes psicológicos para a realização de Psicodiagnósticos no CMAI – Centro Municipal de Apoio e Inclusão.
- Celebração de convênios com a Secretaria de Estado da Educação no total de R$ 100.000,00 para reformas em unidades escolares municipais, através das Emendas Parlamentares nº 103 e nº 104 do Dep. Antônio Gomide.
- Celebração de convênios com a Secretaria de Estado da Educação no total de R$ 110.000,00 para aquisição de equipamentos e mobiliários para unidades escolares municipais, através das Emendas Parlamentares nº 1107, nº 1108 e nº 1109 da Dep. Adriana Accorsi.
- Aquisição de Equipamentos de informática para a Secretaria Municipal de Educação por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação, através da Emenda Parlamentar nº 120 da Dep. Adriana Accorsi.
- Adesão aos programas educacionais PDDE Campo, PDDE Sala de Recursos, PDDE Água, PDDE Tempo de Aprender e Programa Brasil na Escola.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou que os professores estarão aptos a voltar para as salas de aulas em agosto.
A previsão é que a reserva de 30% das vacinas para professores e pessoas com comorbidades vai proporcionar ao estado imunizar toda a classe docente com a segunda dose até o final de julho.
Esse é só o início da Evolução da Educação em Formosa, com a estratégia de vacinação, onde está garantindo qualidade de ensino para os moradores de Formosa. Graças ao trabalho incansável do executivo Formosa é referência no Estado, em questão de vacinação, liderando com a menor faixa etária, entre as 10 maiores cidades do Goiás.
Com informações: Prefeitura Municipal de Formosa.