Formosa adotará o lockdown intermitente, divulgado nesta manhã (29) pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). Um novo decreto estadual deverá ser publicado pelo governador. Em seu pronunciamento, Caiado adiantou que a partir de amanhã (30), adotará o lockdown intermitente de 14 dias, seguindo à recomendação da UFG (Universidade Federal de Goiás), que apontou uma projeção catastrófica de 18 mil óbitos no estado de Goiás em setembro, se o isolamento social não for restabelecido. Com adoção do lockdown intermitente, a projeção caí para 4 mil óbitos.
O lockdown intermitente, determina que o comércio em geral fique fechado por 14 dias, após este período acontecerá uma nova flexibilização por 14 dias. O lockdown intermitente está previsto até setembro de 2020.
No entanto, Caiado abriu a possibilidade para que cada prefeito determinasse o que seria melhor para o seu município, desde que cada um deles, assuma a sua responsabilidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Ouça o pronunciamento:
O prefeito de Formosa, Gustavo Marques, adiantou através de sua assessoria que adotará o lockdown intermitente. Neste momento, o prefeito está reunido com sua equipe, onde define as diretrizes do lockdown. Serviços básicos e essenciais serão mantidos. Ainda segundo à assessoria, Gustavo Marques deverá se posicionar oficialmente, após o término da reunião.
Até o último boletim, divulgado no domingo (28) pela prefeitura municipal de Formosa, o município apresentava 298 casos de Covid-19. Três pessoas estão hospitalizadas, uma em estado grave em uma UTI em Goiânia. 4 óbitos foram confirmados na cidade.
Segundo reportagem divulgada pelo Fantástico também no domingo (28), Formosa está entre as 10 cidades que mais sofrem com o aumento de casos, no período de 14 à 28 de junho de 2020. É justamente de Goiás, que vem as duas primeiras colocadas - disparadas na liderança: Rio Verde e Itumbiara. Elas tiveram aumento de 850,36% e 595,24% (crescimento de 17 e 12 vezes), respectivamente. Confira abaixo o ranking:
Dez cidades com maior aumento de casos em 14 dias
Lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área. O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade.