Lockdown com toque de recolher começa amanhã (04/03), com duração inicial de 7 dias; não haverá Lei Seca
Depois de muito suspense, o novo decreto municipal foi publicado na noite desta terça-feira (02/03), como adiantado pelo Portal Foca Lá, teremos um novo lockdown em Formosa, o segundo durante o período de pandemia.
Em uma live bastante confusa que começou no instagram e terminou no facebook, com diversos problemas técnicos, o prefeito Gustavo Marques anunciou as novas medidas do novo decreto municipal. A transmissão contou com a presença do secretário de saúde, Breno Miranda, da coordenadora do núcleo de vigilância sanitária, Jaqueline Santana, da Gestora do Núcleo de Vigilância Epidemiológico de Formosa, Amanda Regina, Tenente Coronel Dário, comandante do 16º BPM de Formosa e do Chefe da Guarda Municipal de Formosa, Comandante Francisco.
O novo decreto de nº 614, de 02 de março de 2021, entrará em vigor no dia 4 de março de 2021. De acordo com o decreto, a duração deste lockdown será inicialmente de 7 dias, podendo ser prorrogado por período indeterminado de acordo com as avaliações semanais que serão realizadas.
O estabelecimento que for flagrado descumprindo as normas do decreto, será fechado imediatamente. A aplicação das penalidades de que trata o decreto, será realizada sob coordenação da Central de Fiscalização Covid-19. Até mesmo o alvará do estabelecimento poderá ser cassado.
Inicialmente, o executivo havia decidido por um lockdown com medidas mais duras, inclusive com aplicação da Lei Seca, e fechamento de todos os comércios durante o final de semana. Entende-se que os protestos, a pressão de comerciantes, população, oposição e até mesmo de veículos de comunicação, possa ter influenciado na decisão por um lockdown mais brando.
Haverá toque de recolher a partir das 22h, perdurando até às 5h da manhã, durante todos os dias de lockdown. Portanto está expressamente proibido a circulação de pessoas, em qualquer tipo de veículo ou até mesmo a pé.
A nova disposição dos segmentos de comércio e prestação de serviços, foram subdivididos em eixos, são eles: Eixo Saúde, Eixo Transporte, Eixo Construção Civil, Eixo Alimentação, Eixo Higiene, Eixo Agropecuário, Eixos Essenciais Diversos, Eixo Entretenimento, Eixo Aglomerações e Eixo Não Essenciais.