Acusado desativou perfil e bloqueou todos os possíveis contatos da vítima
Uma mulher de 28 anos de idade, foi vítima de crime de estelionato no início da semana passada em Formosa. Segundo a ocorrência registrada na última segunda-feira (27/09), ela teria comprado um notebook da marca positivo, através de um anúncio da plataforma do Marketplace do Facebook, pelo valor de R$ 800,00, com uma parte em dinheiro e o restante no parcelamento de cartão de crédito.
O acusado identificado como Victor Bruno L. Chaves, foi até a sua residência com o aparelho, ao testá-lo, aparentemente o notebook estava funcionando corretamente. Após realização do pagamento, o 'vendedor' foi embora, cerca de 1h depois o aparelho começou a apresentar problemas, reiniciando após certo tempo ligado.
De acordo com à vítima, ela tentou entrar em contato com o indivíduo, primeiramente para falar da bateria que segundo o anúncio estava funcionando corretamente, mas não segurava carga, posteriormente para falar sobre o defeito apresentado, o notebook simplesmente reinicia após alguns minutos ligado e falhas em algumas teclas. No início da troca de mensagens o acusado chegou a respondê-la, mas com argumentos sem fundamentos. Após alguns dias tentando contato para resolver sobre o problema, à vítima resolveu pressionar o acusado, falando sobre os seus direitos.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90 o prazo obrigatório de garantia é de 30 (trinta) dias para reclamar de vício ou defeito de produto não durável e 90 (noventa) dias para reclamar de vício ou defeito de produto durável.
Somente após informá-lo que iria procurar à Delegacia competente, o 'vendedor' voltou a respondê-la. Na conversa o indivíduo disse que resolveria o problema. Horas depois, o indivíduo desativou o seu perfil nas redes sociais e bloqueou à vítima, amigos e parentes, desaparecendo completamente. A localização do seu endereço, aponta para uma região de mata.