A equipe do SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), lançará uma cartilha com o objetivo de conscientizar os condutores no trânsito da cidade
Setembro é o mês escolhido para realização da "Semana Nacional do Trânsito" prevista para acontecer em todo o país entre os dias 18 a 25 de setembro, com uma série de atividades educativas. Em Formosa, não será diferente, o superintendente Carlos Glauber Martins do SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), lançará uma cartilha com o objetivo de conscientizar os condutores no trânsito de Formosa.
Segundo o SMT, o trânsito de Formosa apresenta índices alarmantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes, muitos destes acidentes poderiam ser evitados, se os condutores tivessem mais consciência sobre os seus direitos e deveres. No início da semana, precisamente dia 30/08, o SMT tem autuado com rigor em várias vias da cidade, os flagrantes são cada vez mais comum, retrato de uma má educação enraizada na cultura de cidade do interior, que hoje não somos mais.
De acordo com o coordenador das equipes de rua do SMT, Ubirajara Fernandes de Amorim, conhecido como "Bira", o município registrou um aumento alarmante no número de acidentes e mortes.
A campanha de conscientização será realizada em vários pontos da cidade, o material será distribuído pelo SMT e Guarda Civil Municipal, no entanto, os órgão de fiscalização do município mudaram a estratégia, antes de advertência, agora para autuações em toda área urbana e também rural do município. Segundo o coordenador, vários condutores foram autuados e veículos foram apreendidos e guinchados em Formosa, por estarem estacionados em locais proibidos, ou por outras infrações de trânsito.
No trânsito o motorista não possui somente direitos, mas também deveres, e esses deveres não devem somente ser manifestos em ações individuais, mas também em coletivas. Um exemplo básico de gentileza e cidadania no trânsito é parar antes da faixa de pedestres, sempre que possível, e permitir a travessia segura ao pedestre. Fazer um trânsito melhor e mais seguro é responsabilidade de todos, por isso, é imprescindível que cada motorista, motociclista, ciclista e pedestre faça a sua parte. Não é questão somente de educação, mas também de humanidade e respeito ao próximo.
Faixas de pedestres, semáforos e placas de sinalização são feitas não somente para garantir um bom fluxo dos veículos, mas também para preservar a vida das pessoas. É necessário que cada cidadão respeite as normas de trânsito e dirija de uma forma segura e com respeito as leis e ao próximo, para que o número de violência no trânsito seja reduzido.
Segundo o coordenador do SMT, no dia 31/08, foi realizada a troca das lâmpadas dos semáforos do município e caso algum deles apresentar defeitos, os cidadãos poderão informar através do Tel: (61) 3632-1055.
Clícia Sousa sob supervisão de Elias Lopes.