Imbróglio definido, após reunião realizada hoje (12/11), entre uma Comissão do Sistema Penitenciário, Ministério Público e Poder Judiciário foi cancelada a transferência de 66 detentos para cumprimento de pena na cidade de Planaltina/GO.
A transferência foi uma decisão do DGAP (Diretoria Geral de Administração Penitenciária em Goiânia), após um incêndio ter danificado as instalações de quatro alas do local.
Na noite anterior, os detentos que cumprem pena no local realizaram um protesto em frente ao presídio semiaberto, conhecido popularmente como "cadeião".
Com a decisão os detentos que foram transferidos, tiveram que comparecer até a cadeia pública de Formosa às 20h, para receber a certificação de suspensão de pena de dez dias. No entanto, esses dias não serão excluídos da pena de cada detento.
Segundo o diretor do sistema prisional de Formosa, Volnei Vitor Dias, o período de suspensão será utilizado para realização de um levantamento que apontará como será feito e quem serão os responsáveis para custear a reforma do local, e assim sucessivamente. Se dentro deste período for preciso aumentar a suspensão, isso será feito.
Acompanhe a entrevista realizada pelo repórter Maurício Goianão, do Jornal da Terra FM.