Ma Sanxiao tem 70 anos e ainda não perdeu o senso de missão da própria vida. Aos 70 anos, com ambas as pernas amputadas, ele continua plantando árvores e recuperando o ecossistema de toda uma região. Seu trabalho começou há 19 anos, para ganhar dinheiro, mas hoje continua como forma de "pagar a sociedade".
Tudo começou em 2000. Na época, Ma — que mora na aldeia de Mayu, província de Hebei — já não tinha as pernas por causa de uma doença. Ele começou a plantar árvores para arrumar uma renda extra para a família, e nunca mais parou.
Já foram 17 mil árvores plantadas nesse período.
A iniciativa dele ajudou a reconstruir todo um ecossistema ao redor da Cordilheira Taihang, perto de onde ele mora. A região se transformou em um pequeno deserto por causa do desmatamento.
Mas Ma lutou bravamente contra a desertificação do local e conseguiu salvar a região de se tornar um deserto permanente.
De acordo com o China News, Ma geralmente sai de casa às 5h. Ele usa um pequeno veículo conhecido como Tuk Tuk para chegar ao local. E aí começa a plantar árvores sem parar!
No local, ele não usa as próteses. Ao invés disso, ele se arrasta e coloca as mudas no solo. Ma afirma que já sofreu ferimentos graves durante seu trabalho. Algumas vezes ele caiu em fendas profundas e sofreu fraturas. Para piorar, geralmente ele vai sozinho aos locais. Hoje, Ma recebe ajuda financeira do governo, iniciada em 2008. Sua ideia é "retribuir para a sociedade" tudo que conquistou. Além disso, ele afirma se sentir seguro entre as árvores.
Fonte: R7