O que você faz com as pilhas velhas de seus aparelhos? É importante considerar o descarte consciente desses objetos para evitar danos ao meio ambiente e até mesmo à saúde.
O assunto já foi, inclusive, pauta para questão do Enem em 2020. Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os candidatos foram convidados a refletir sobre as soluções possíveis para o problema da poluição ambiental causada pelos metais pesados contidos em pilhas.
Agora, a Green Eletron, gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, iniciou uma parceria com o Grupo DPSP – responsável pela Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco – e com a Kalunga, para a instalação de novos coletores de pilhas em 1.595 lojas de ambas as redes.
A opção pelo descarte consciente de pilhas não foi sem justificativa. Sua reciclagem possibilita a recuperação do zinco, que é uma matéria-prima importante na fabricação desses objetos. Além disso, pigmentos desse compostos também podem ser utilizados para fabricar pisos cerâmicos e tintas.
O projeto ainda encaminhará para destinação correta todos os componentes que não serão reutilizados, evitando que acabem no lixo comum.
De acordo com a ONU, o Brasil gera cerca de 2,1 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos – como pilhas, baterias, eletroeletrônicos e seus acessórios – por ano.
O programa Green Recicla Pilhas vem tentando mudar essa estatística e você pode contribuir também. Contabilizando com os postos criados recentemente, o programa somará 6.116 coletores em todo o país – um aumento de 35% em relação ao fim do ano passado, que fechou com 4.521 disponíveis.
Para encontrar o ponto de coleta mais próximo, basta acessar o site da Green Eletron neste link.