Filha mais nova pretende ser professora. Homem de 57 anos trabalha como catador de recicláveis, lavador, pamonheiro e salgadeiro
Para chegar até a escola, Luiz Mauro dos Santos e os filhos percorrem 3 quilômetros de carroça, em Goiânia. O catador de recicláveis de 57 anos diz que o esforço é para que as crianças possam estudar e ter um futuro diferente do dele, que cursou até o sexto ano.
“Espero que eles tenham um futuro melhor que o meu”, disse Luiz Mauro à TV Anhanguera. “Eles gostam de ir comigo. Acho que têm [orgulho]. Eles sabem que tudo o que eu faço é para eles”, completou.
Além de catador, Luiz afirmou que, para ajudar nas contas, faz outros serviços. "Sou tudo. Sou lavador, pamonheiro, salgadeiro", disse. "Tem vezes que eu trabalho domingo no carroção e sábado na carroça, para aumentar o dinheiro. Temos que pagar internet, água, luz, não deixar falta nada", explicou.
A filha dele de 11 anos, Jessica Moreira da Silva, contou à repórter Giovana Dourado que está no sexto ano e que pretende terminar os estudos. A menina contou que o pai incentiva a educação dos filhos, que ele diz que ela será “uma grande mulher”.
“Ele diz para nunca desistirmos dos nossos estudos", contou Jéssica da Silva.
O filho do meio, Lucas Moreira da Silva, de 10 anos, disse que a matéria favorita dele é ciências. Além disso, ele contou que gosta de ajudar nas tarefas dos irmãos.
“Gosto de ajudar meus irmãos a fazer tarefa, de brincar, jogar, ir para escola", contou Lucas.
Já a filha mais nova, Quézia Moreira da Silva, de 8 anos, diz que sonha em se formar. “Eu imagino eu sendo um professora”, projetou.
Luiz Mauro disse que no final do dia de trabalho se sente feliz, com o sentimento de que está ajudando os filhos.
“Mais um dia cumprido, de noite eu durmo com o coração bom. Feliz que estou ajudando meus filhos”, disse.