Trazer uma vida ao mundo é um dos atos mais lindos que existe (se não, o mais lindo!). Por isso, as médicas, enfermeiras e funcionárias do Hospital Maternidade de Campinas, no interior paulista, irão receber flores na saída de seus turnos nesta sexta (9) e sábado (10), véspera do Dia das Mães, para celebrar a vida.
A iniciativa é fruto da doação da Cooperativa Veiling de Holambra. A empresa disse que esta é uma maneira de agradecê-las por “auxiliarem as mães a trazerem ao mundo os novos habitantes do planeta“.
Estima-se que 800 médicas e enfermeiras do hospital auxiliam no parto de 900 bebês por mês – o maior número de partos de todo o interior do Brasil.
A homenagem com flores é uma forma de agradecimento pelo trabalho que essas profissionais realizam com muito amor, atenção e carinho, ajudando no nascimento das próximas gerações.
Elas – e as mães que tiverem alta hospitalar – receberão vasos de violetas. A entrega irá ocorrer em quatro horários distintos, para não afetar o trabalho das profissionais.
As violetas não foram escolhidas ao acaso: elas são belíssimas e delicadas, mas também perenes – isto é, com ciclo de vida longo e duradouro. Além disso, são de fácil manejo, ideal para presentear alguém que não tem muito tempo sobrando, exatamente o caso de médicas e enfermeiras que estão fazendo plantão atrás de plantão.
Coloridas que só elas, as violetas combinam com qualquer ambiente, especialmente próximas a janelas e varandas, onde podem receber luz indireta do sol.
“A violeta é uma flor modesta, mas cheia de significado. Praticamente todas as flores têm alguma lenda que as acompanha. Na era medieval acreditava-se que as violetas serviam de proteção contra os maus espíritos. Suas folhas eram usadas em curativos, pomadas e antissépticos e, como tratamento para a insônia, fazendo com que a flor fosse associada também à cura. Elas eram ofertadas como símbolo de amor e fidelidade. Na simbologia moderna, as violetas são vistas como plantas indicadas para o lar, representativas da família. Por isso as escolhemos para homenagear essas mães que garantem toda a assistência para ajudar a trazer os bebês ao mundo”, explica Thamara D´Angieri, gerente de Marketing da Cooperativa Veiling Holambra.
“O nascimento é um dos grandes momentos em que podemos celebrar o milagre da vida. É um momento de transformações para a mãe e para o bebê. Ter confiança em um profissional, garante a tranquilidade que as nossas pacientes precisam nessa hora. As nossas médicas, enfermeiras, funcionárias e colaboradoras, como mães, sabem muito bem como transmitir essa segurança. Por isso, a nossa homenagem às mães que escolheram a missão de prestar toda a assistência possível para outras mães nesse momento”, diz o presidente do Hospital Maternidade Campinas, Carlos Ferraz.
Gabriel Pietro - Razões pra acreditar