Maria Helena e duas irmãs sumiram dos parentes em São José dos Campos quando mãe foi fazer tratamento médico. Após 60 anos sem notícias dos familiares, detetive ajudou no reencontro
A cabeleireira Maria Helena da Silva Graves reencontrou irmãos que não via há seis décadas, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Ela e outras duas irmãs se perderam do pai quando estavam em São José dos Campos (SP), em 1962, acompanhando a mãe em um tratamento médico e acabaram sendo levadas para um orfanato.
Após anos sem notícias dos pais e dos irmãos, um sobrinho de Maria Helena decidiu procurar os parentes perdidos e contratou um detetive, que localizou os endereços. Após cerca de 15 horas de viagem, eles se reencontraram na sexta-feira (13).
"Fui criada como órfã, sofri muito. Passei fome, passei frio, mas quando vi eles eu falei: 'Tenho família'", disse, emocionada.
A família morava em Quirinópolis na época que a mãe precisou do tratamento médico, mas depois se mudou para Rio Verde, onde aconteceu o reencontro. Maria Helena pôde abraçar os cinco irmãos na cidade goiana e todos aguardam a chegada de outras duas, que, assim como a cabeleireira, se perderam na viagem e cresceram em São Paulo.
Os irmãos que viveram com o pai contaram que ele morreu há cerca de seis anos, mas que sonhava em reencontrar as filhas que se perderam.
"Ele falava que sentia falta, que chorava muitas vezes. Ele foi lá para buscar as meninas, mas [não as encontrou]", contou Lúcia Brandão, uma das irmãs de Maria.
O dia ficou marcado para toda a família, não só para Maria Helena, como resumiu o irmão Antôno Brandão:
"É inexplicável. Emoção demais, muita alegria!".