“Nunca aceite um ‘não se pode’ como resposta”. “Sempre se pode”
O cirurgião-plástico Rodrigo Merchán ficou paraplégico em 2014, quando sofreu um acidente. Entretanto, isso não impediu o colombiano de continuar atuando em sua área e ajudando diversas mulheres que enfrentaram o câncer de mama, ou anseiam por uma mudança, com cirurgias plásticas. Pelas redes sociais, ele comove várias pessoas ao compartilhar a rotina e falar sobre os desafios.
Em seu Instagram, o médico mostrou como realiza as cirurgias com a cadeira de rodas, que conta com uma tecnologia especial trazida da Europa. A cadeira consegue estabilizar o corpo de Rodrigo em pé, permitindo que ele tenha altura para realizar as operações.
“É toda uma arte, mas você consegue!”, escreveu Rodrigo em um post no Instagram no qual mostrava o aparelho. “Pouco a pouco, adaptamos tudo para torná-lo possível. Mesmo para minha equipe, muitas situações são novas, mas sem a sua ajuda, elas simplesmente não seriam feitas. Não estamos sozinhos! Não pode ser sozinho!”, escreveu na legenda.
No vídeo é possível ver Rodrigo na cadeira de rodas e uma pergunta aparece na tela: “como opero?”. As imagens mostram o cirurgião plástico lavando as mãos pré-cirurgia e, enquanto a câmera mostra uma enfermeira levantando a cadeira para deixar Rodrigo em pé, outra mensagem aparece no visor: “nunca aceite um ‘não se pode’ como resposta”. “Sempre se pode”, finaliza o vídeo.
A página Razões para Acreditar compartilhou o vídeo do cirurgião plástico legendado em português. A publicação já tem mais de 1 milhão de visualizações e 485 mil curtidas e comentários.
“Lindo exemplo! Quebrando com todos os possíveis pensamentos de capacitismo”, comemorou uma internauta. “NADA te para quando você é decidido”, disse outra.
“Parabéns pra equipe dele também, que trabalha em sintonia pra que tudo aconteça”, afirmou outra pessoa. “Poxa, fiquei impressionada, nunca vi um médico assim. Incrível como a ciência aliada à tecnologia proporciona adaptação e oportunidade pra todos”, completou uma última.