Casal de mecânicos idosos conquista clientes com ato de honestidade
Um fio solto. Preço do serviço: nada. Atitude levou Omar Monteiro Júnior, que já havia passado em duas oficinas que cobrariam caro pelo conserto de seu carro, a elogiar o casal na internet. História viralizou – e pela segunda vez!
A simpática dona Margarida Maria Rosa Sampaio, 68 anos, já atende o telefone dando risada: “está todo mundo me ligando hoje! Ela e seu marido, Jorge Sampaio, 69 anos, são os mecânicos que atenderam Omar, há dois anos, para consertar o ar-condicionado do carro, na oficina Auto-Ar, que fica no Maracanã, Zona Norte do Rio. Nada complicado: era apenas um fio solto que foi recolocado no lugar e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
E o que esta história tem para virar notícia? Antes de encontrar a oficina Auto-Ar, de seu Jorge e dona Margarida, Omar já havia orçado o conserto de seu carro em dois outros estabelecimentos. Os dois haviam apontado problemas no compressor, que custariam bem caro: de R$ 200 a R$ 2.000.
“Já com a certeza de que teria um baita prejuízo com esse ar-condicionado, fui a uma pequena lojinha ali na Tijuca [Maracanã]. Essa pequena oficina é tocada por um casal de senhores idosos, super simpáticos, a Dona Margarida que entende tanto quanto o Sr. Jorge, com a ajuda do neto deles. Dá pra ver a honestidade em seus olhares de longe”, escreveu Omar na postagem que fez em sua página no Facebook.
Para sua surpresa, seu Jorge apenas “meteu a mão por dentro do motor do carro até o compressor e simplesmente plugou um cabo que estava solto. Imediatamente o ar do carro voltou a gelar!”, conta Omar. “Ele brincou: ‘rapaz, esse seria o compressor mais caro da sua vida’. Detalhe: ainda fez um teste de ruído com o compressor e com a bobina, disse que não há sequer um sinal de comprometimento ou desgaste dessas peças.
(Postagem feita em 2017 foi republicada na semana passada)
Esta história aconteceu há dois anos. Na época, também ganhou as redes sociais e viralizou na internet. Dona Margarida, proprietária da oficina especializada em manutenção de ar-condicionado automotivos há 43 anos, conta que seu movimento aumentou bastante depois da postagem feita por Omar.
Omar virou meu amigo. Passamos a atender muita gente que vem de longe, como Niterói e Nova Iguaçu, o que não era tão frequente. O Dobrou o meu número de clientes. “Sempre conversamos pelo WhatsApp”, diz dona Margarida.
Aliás, Omar não fez apenas a postagem elogiosa à oficina. Ele também criou uma página no Facebook para a Auto-Ar, que não tinha divulgação na internet, conta Harrison, 28 anos, que é neto dos mecânicos e trabalha com eles na oficina. Harrison lembra que Omar criou a página para seus avós logo depois de publicar a história: “Vieram muitas pessoas procurando o Omar, aí ele decidiu fazer a página pra que pudessem fazer um contato direto com a gente.”
Dois anos depois (ou melhor, na semana passada), Omar novamente postou a história em sua página, já que ela reapareceu para ele como lembrança automática do Facebook. E, de novo, a história conquistou a internet. Em menos de cinco horas, só em nossa página no Rio de Boas Notícias, já obteve 4,6 mil curtidas e quase 3 mil compartilhamentos.
“É que tem muita gente fazendo besteiras no carro dos outros. Aqui não invento nada. E meu preço é justo: se é o compressor e tem que trocar, vamos trocar. Mas se é só uma mangueira, então é só isso que será feito”, diz dona Margarida. Ser honesto vale a pena!
Ah, a Auto-Ar fica na Rua Dona Zulmira, 10, Maracanã, Rio de Janeiro. O telefone é (21) 2254-5348. E a página deles no Facebook está neste link.
Fonte: Razões pra acreditar