Um cachorro em situação de rua encontrou uma bebê dentro de um saco de lixo preto, em Trípoli, no Norte do Líbano. O caso gerou uma grande comoção na população e chamou a atenção para o problema do abuso infantil no país.
Segundo informações da imprensa local, o choro da bebê, que vinha do saco carregado pelo cão, chamou a atenção de um pedestre.
A criança, aparentando ter aproximadamente quatro meses de idade e com marcas de contusões no rosto e no corpo, foi inicialmente levada por essa pessoa ao Hospital Islâmico e, posteriormente, transferida para o Hospital do Governo de Trípoli.
يقول البعض أن الكلب حيوانٌ نجس وطبعاً هذا غير صحيح، الكلب فيه إنسانية ولطف ودهاء وذكاء أكثر بكثير من بعض المسوخ الشيطانية بأشكال بشر
— Farid (@Farid_1986_fm) July 19, 2023
هذه الطفلة الرضيعة التي وجدت مرمية في #طرابلس اليوم انقذها كلب ولو كان هذا الكلب في #نيويورك كانو سيكرمونه أتمنى ان يتم تبني هذه الطفلة من عائلة ما pic.twitter.com/CSirT9iTOC
Nas redes sociais, várias pessoas demonstraram interesse em adotar a bebê encontrada.
Infelizmente, esse caso é apenas mais um de uma série recente de situações de abuso infantil reveladas no Líbano. Uma semana antes, um vídeo mostrando supostos maus-tratos a bebês levou ao fechamento de um berçário e à prisão de uma funcionária.
Especialistas apontam para a ausência de um sistema centralizado de monitoramento das estatísticas de abuso infantil no Líbano, o que acompanha o agravamento da crise econômica no país, especialmente em Trípoli.
A cidade é a segunda maior do Líbano e a que possui a maior taxa de pobreza, em um contexto em que 80% da população enfrenta condições de pobreza.