Mateus de Lima sempre foi um excelente aluno, tanto que se tornou o advogado mais jovem do país e, agora, entrou numa das melhores universidades do mundo!
Estudar nem sempre é o hábito preferido de muitos jovens, mas esse não era o caso do brasileiro Mateus de Lima Costa Ribeiro que, aos 19 anos, atingiu um feito até então inédito. O garoto se tornou o aluno mais jovem a ingressar no programa de mestrado em Direito da Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA), considerada uma das melhores e mais prestigiadas instituições de ensino do mundo.
Mas essa não é a primeira conquista desse menino-prodígio de Brasília. O estudante passou no vestibular do curso de Direito da Universidade de Brasília, quando ainda nem tinha iniciado o ensino médio, aos 14 anos. Aos 18, Mateus conseguiu o título da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se tornou o advogado mais jovem do país.
Você achou que as conquistas do menino pararam por aí?
Por tal feito, Mateus, inclusive tenta alcançar um lugar no Guinness, o livro dos recordes.
Confira a seguir o pronunciamento:
Mateus também foi o mais novo estudante a iniciar um mestrado numa universidade pública do Brasil.
Ele cursava pós-graduação na Universidade de Brasília (UnB), mas precisou trancar o curso para ir para Harvard. Em entrevista do jornal Estadão, o jovem disse que não ficou surpreso ao saber dessa notícia, que é o sonho de qualquer estudante, porque ele sempre foi precoce nos estudos, portanto, alcançar uma aprovação para o mestrado ainda aos 19 anos não era algo inimaginável para ele.
Mas se engana quem pensa que o garoto sempre se deu bem nos estudos. No início da sua vida estudantil, como disse à reportagem, Mateus teve bastante dificuldade, mas com o tempo foi adotando métodos de estudo mais eficientes. O início do processo para aprovação em Harvard também não foi fácil, isso porque Mateus não passou no teste inglês, na primeira etapa para admissão.
Ele teve, então, apenas 15 dias para se preparar para nova prova do idioma antes que o prazo de preparação acabasse. Esse foi um momento complicado para o garoto, mas ele conta que nunca duvidou que conseguiria a aprovação. Mateus conseguiu a vaga no ano passado, 2019, e atualmente, aos 20 anos, compartilha um pouco da sua rotina na faculdade através de seu Instagram.
“Quando você tem autoconfiança, você não permite que uma reprovação te defina”, disse o garoto à reportagem. O jovem conta que não é o “gênio”, como todos gostam de dizer, afinal suas conquistas, segundo Mateus, são apenas o reflexo dos seus esforços e dedicação aos estudos.
Seus feitos se devem, claro, à inteligência que ele exercitou, dia após dia, mas também à sua capacidade de superação, disciplina e concentração. “Foco é o principal, não entrei na universidade cedo porque sou um gênio, mas porque eu tive foco nesse projeto”, revelou ao jornal. Mateus, sem dúvida, ainda terá um futuro muito promissor.
O que você achou da história desse menino-prodígio?
Responda-nos nos comentários e compartilhe este texto nas suas redes sociais.