Versão compacta do videogame da próxima geração da Microsoft teve detalhes e ficha técnica reveladas
Os Xbox Series S e Xbox Series X são os consoles de nova geração da Microsoft com data de lançamento marcada para o dia 10 de novembro. Na última semana, a fabricante revelou o Series S, uma versão mais compacta e com menos potência do Xbox Series X, mas que chega com preço mais acessível em relação ao irmão poderoso. A empresa divulgou todos os detalhes das especificações técnicas e o design do Xbox Series S, que viralizou na Internet com diversos memes.
Um dos principais destaques do Xbox Series S é o tamanho. Segundo a fabricante, o console é o "menor Xbox de todos os tempos", sendo 60% mais compacto do que o Xbox Series X. Em relação ao visual, o Series S chega na cor branca e com formato mais parecido com o Xbox One do que o Xbox Series X. A versão compacta é apenas digital, sem entrada para discos.
O Xbox Series S e o Xbox Series X tendem oferecer velocidade e desempenho de forma parecida. As CPU dos consoles são bastante semelhantes: a Microsoft confirmou que ambos utilizam processador de oito núcleos AMD Zen 2, rodando a 3,8 GHz no Xbox Series X e a 3,6 GHz no Xbox Series S – ou seja, um pouco mais lento do que o irmão mais potente.
Isso permite que os desenvolvedores trabalhem para entregar o mesmo desempenho, mas com renderizações em resoluções inferiores no caso do Xbox Series S.
Para reduzir o preço do Xbox Series S, a Microsoft optou por utilizar uma GPU diferente do Xbox Series X. As especificações da GPU da versão compacta incluem 4 Teraflops de desempenho, enquanto a versão maior chega com 12 Teraflops. O Xbox Series S tem como alvo monitores de resolução 1080p ou 2K (1440p), mas pode rodar jogos a até 120 FPS.
Por outro lado, o Xbox Series X é capaz de rodar jogos em 8K, até 120 FPS. Os dois consoles apresentam suporte para a tecnologia Ray Tracing, acelerado por hardware, que serve para dar mais realismo às imagens, melhorando texturas e cores nos games. Além disso, há o recurso de sombreamento de taxa variável que promete aumentar o desempenho e a qualidade da renderização ao variar a taxa de sombreamento para diferentes regiões do frame.
No quesito memória RAM, os dois consoles trabalham com a mesma categoria, mas o Xbox Series X deve apresentar uma vantagem maior. O console tem 16 GB de GDDR6, com processador a velocidades de 10 GB a 560 GB/s (gigabytes por segundo) e 6 GB a 336 GB/s. Enquanto isso, o Xbox Series S é equipado com memória RAM de 10 GB de GDDR6, rodando com processador de velocidades a 224 GB/s para 8 GB e 56 GB/s para os outros 2 GB.
Em relação ao armazenamento, o Xbox Series S conta com um SSD de 512 GB. Da mesma forma, o Xbox Series X também é equipado com a tecnologia SSD, porém com capacidade superior de 1 TB. Os dois videogames vêm com entrada para permitir a expansão de memória interna por meio de SDDs externos de até 1 TB de espaço.
A Microsoft também confirmou que os dois consoles têm a tecnologia conhecida como arquitetura Velocity, que aposta na velocidade para alternar rapidamente entre os jogos. A promessa é entregar tempos de carregamento mais rápidos, taxas de quadros mais estáveis e a possibilidade de deixar diversos games abertos em segundo plano.
Durante o evento Xbox Games Showcase em julho, a Microsoft anunciou diversos títulos que chegam para a próxima geração de consoles da empresa. Os principais lançamentos incluem Halo Infinite, Forza Motorsport, State of Decay 3, Hellblade II, Fable, entre outros games.
Além disso, os consoles também contam com a retrocompatibilidade de jogos de todas as gerações anteriores do Xbox e também com serviços, como Xbox Game Pass e o Smart Delivery. A novidade permite que alguns games comprados no Xbox One recebam upgrade para a nova geração sem custo adicional. Recentemente, a Microsoft anunciou que os membros do Xbox Game Pass Ultimate receberão assinatura do EA Play gratuitamente e terão acesso a mais de 60 títulos da EA Games, como FIFA 20 e Need for Speed: Heat.
A versão compacta chega aos Estados Unidos por US$ 299. Já o Xbox Series X, modelo mais potente, desembarca no mercado americano por US$ 499. Com data de lançamento marcada para 10 de novembro nos EUA.