Em virtude do blecaute do WhatsApp que ocorreu ao longo de grande parte deste segunda-feira (4), o Procon-SP decidiu pedir explicações ao serviço
Segundo o órgão de defesa do consumidor, muitas pessoas que dependem do aplicativo para trabalhar sofreram prejuízos, já que o mensageiro do Facebook ficou inoperante por mais de sete horas no Brasil.
O diretor do Procon-SP, Fernando Capez, ressalta que “falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, e acrescenta que o consumidor que se sentir prejudicado, deverá “aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”.
No decorrer desta terça-feira (5), o serviço receberá a notificação do órgão que questiona os motivos do apagão, que também afetou o Facebook e o Instagram.
Por ora, resta saber se a empresa de Mark Zuckerberg terá que arcar com multas por danos morais e materiais, com valores calculados em torno de R$ 11 milhões.
De acordo com o Facebook, que também perdeu milhões em publicidade com a interrupção, o problema foi interno, causado por um erro durante uma alteração de configuração, o que acabou tirando todos os seus serviços do ar.
O CEO do Facebook teve que enfrentar um dia complicado nesta segunda-feira (4). Além da queda de diversos serviços da empresa, ele ainda perdeu uma quantia considerável.
Ao longo do dia, Zuckerberg viu a confiança dos investidores de suas plataformas enfraquecer. Com isso, as ações do Facebook caíram 4,8%, tirando bilhões do bolso do CEO. Sua fortuna encolheu US$ 5,9 bilhões (cerca de R$ 32 bilhões em conversão direta).