Usuários relataram dificuldade de acessar o aplicativo, mas, para alguns, serviço voltou a funcionar normalmente. No início da semana, falha atingiu também WhatsApp e Facebook
O Instagram apresentou instabilidade por volta das 15h30 nesta sexta-feira (8). Usuários relataram dificuldade de acessar o aplicativo.
Por volta de 15h55 (horário de Brasília), houve um pico de 1.652 reclamações de usuários no Brasil no site DownDetector, que reúne relatos de falhas em aplicativos. Para alguns, no entanto, o serviço voltou a funcionar normalmente.
Os relatos de instabilidade no DownDetector começaram a diminuir e, por volta das 16h05, o site registrava cerca de 900 notificações sobre o Instagram.
Nos Estados Unidos, a ferramenta registrou mais de 26 mil reclamações sobre o funcionamento do Instagram por volta das 15h40. O site registrava cerca de 16 mil reclamações relacionadas à rede social por volta de 16h25.
O Facebook, dono do Instagram, usou seu perfil no Twitter para confirmar a instabilidade em seus serviços
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse a empresa.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 8, 2021
A instabilidade acontece 4 dias depois de uma pane global que envolveu o Instagram, o WhatsApp e o Facebook, que ficaram cerca de 6 horas fora do ar.
O Facebook informou que o ponto central da falha registrada na segunda-feira (4) estava nos roteadores de backbone.
A empresa disse que o problema ocorreu durante uma manutenção de rotina e que suas ferramentas não interromperam um comando errado. Isso deixou os servidores dos aplicativos sem comunicação com a internet.
A tradução do termo em inglês "backbone" (espinha dorsal) pode ajudar a entender: são ligações centrais em um sistema com várias conexões. No caso do Facebook, há servidores espalhados ao redor do mundo que são gerenciados por esse backbone.