Prestadores de serviço se sentem lesados; dados como RG, CPF e endereço podem ser acessados por qualquer pessoa
Fragilidades no sistema do portal de compras do governo federal, o ComprasNet, permite a exposição pública de dados pessoais de empresários e outras pessoas envolvidas em processos de venda de serviços.
Em vídeo enviado ao site CISO Advisor, o CEO da empresa de segurança cibernética TI Safe, Marcelo Branquinho, demonstrou que basta possuir o código e o número do pregão eletrônico do processo — disponíveis no próprio portal — para ter acesso a documentos com informações de empresários.
Dados como cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), endereço, CPF e RG são disponibilizadas sem nenhuma solicitação de senha.
“Nós temos uma Lei de Privacidade de Dados de Pessoas Físicas que é absolutamente desrespeitada pelo governo no ComprasNet. Eu enquanto empresário me sinto exposto”, disse Branquinho.
O Metrópoles procurou o Ministério da Economia e o Serpro, responsável pela infraestrutura do site de compras do governo, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto.