O atleta de Formosa de Guilherme Braga de 35 anos, 2º lugar na Copa do Mundo de Kickboxing em um evento realizado na Croácia neste ano, foi isolado no Hospital Municipal de Formosa com suspeita de ter contraído o 'Corona Vírus', na tarde de hoje (27/02).
O atleta foi removido na noite de quinta-feira (27), para o HDT (Hospital de Doenças Tropicais), em Goiânia.
Nota publicada pelo perfil do atleta
Venho através dessa NOTA ESCLARECER boatos e mentiras que estão sendo divulgadas pela mídia CALUNIOSA e por pessoas maldosas de nossa cidade: O Atleta Guilherme Braga encontra-se internado no Hospital Municipal de Formosa com sintomas de gripe e dor no corpo, por esse motivo foi levantada uma suspeita de que ele estaria com o Coronavirus, mas foi somente SUSPEITA, pois o atleta chegou de viagem da Croácia á mais de 14 dias e teve uma escala de voou em cidades também em alerta do vírus, por isso somente por esse motivo a SUSPEITA nada confirmada.
O Atleta encontra-se bem, estável esperando uma ambulância para removemos para o Hospital de Doenças Tropicais em Goiânia para realizar todos os de mais exames. Até agora não foi removido, pois na cidade não tem MOTORISTA para a ambulância isso a mídia CALUNIOSA não divulga né.
Mas enfim só estou esclarecendo para aqueles que realmente querem o bem de nosso atleta e se preocuparam de alguma forma. Aos que estão fazendo chacota em grupos e disseminando a fofoca e fazendo até piada com a dor dos outros eu só a tenho a pedir a Deus que tenha piedade de vocês. Engraçado que tantos títulos e conquista a mídia não se quer divulgou um, mas uma fofoca acabou que viralizou em poucos segundos. Aqueles que não têm compaixão e continuam fazendo fofoca pedimos á Deus que os perdoem, pois nós temos FÉ e nosso advogado é fiel DEUS. Espero que todos possam espalhar também essa fofoca aqui, pois essa aqui sim é a verdade e não o que estão falando por aí.
Na hora que ele precisou de ajuda para as viagens ninguém se prontificou, mas para espalhar notícias falsas e caluniosas foi num segundo o PAÍS inteiro estava sabendo. Cadê o MOTORISTA da ambulância? Questione isso também pq isso sim é um absurdo. Será que o Motorista tá pulando carnaval ainda? Jornal O Diário do Planalto deseja rápida recuperação ao grande atleta Guilherme Braga.
Coronavírus
O Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), como denotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anteriormente denominado novo coronavírus de 2019 (2019-nCoV), é um coronavírus, relatado pela primeira vez em 2019 e sequenciado geneticamente após testes de ácido nucleico em uma amostra de paciente positiva em um paciente com pneumonia durante o surto de pneumonia em Wuhan de 2019–2020.[
Esse surto já infectou mais de 78 000 pessoas, matando mais de 2 400 pessoas.
Segundo a OMS, pode ter havido transmissão limitada de humano para humano deste coronavírus nas famílias de pacientes, e um surto mais amplo é possível. No momento, nenhum tratamento específico para o novo vírus está disponível, mas os antivirais existentes podem ser "propostos".
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Formosa, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, confirma que jovem com 35 anos de idade que esteve recentemente fora do país, especificamente na Croácia e teve escalas em Frankfurt na Alemanha, se enquadra na definição de quadro suspeito para o novo coronavírus (Covid-19), apresentando todos os sintomas do vírus desde o dia 18 de fevereiro e por ter histórico de viagem no exterior.
É IMPORTANTE DIZER QUE É UM CASO SUSPEITO e por isso estamos cumprindo todos os procotolos estabelecidos para o Estado de Goiás, encaminhando o paciente para o HDT- Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia), no qual toda a equipe foi preparada para recebê-lo e realizar todos os exames necessários para confirmação ou não a suspeita da doença.
O paciente encontra-se estável, assintomático e não apresenta nenhuma complicação. O encaminhamento para o HDT – Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia), é protocolo estabelecido para o estado de Goiás.
Orientamos ainda, que qem teve contato com paciente e apresentar os sintomas deverá procurar a unidade básica de saúde mais próxima, UPA-24h ou Hospital Municipal de Formosa.
Quem teve histórico de viagem para países que há casos de transmissão local e apresenta sintomas deverão procurar nossas unidades de saúde. Os países com transmissão local são: Alemanhã, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Cambodja, China, Tailândia, Japão, Cingapura, Vietnã, Coreia do Sul e Coreia do Norte.
Os sintomas são: febre, tosse, coriza, desconforto respiratório.Recomendações: lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e usar lenços ao espirrar ou colocar a mão ou antibraço.
O que é considerado um caso suspeito, segundo a Organização Mundial de Saúde:1. paciente com histórico de viagem com 14 dias para locais de transmissão e sintomas.2. Ter contato com caso suspeito e apresentar sintomas.3. Ter tido contato com caso confirmado e apresentar sintomas.
A Secretaria de Saúde prestou todos os cuidados e protocolos necessários e estamos aguardando resultado dos testes e exames.
Elias Lopes, para o Portal Foca Lá